INTERDISCIPLINA: PRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA
Professores: ROSANE ARAGON; ANNAMARIA PIFFERO RANGEL; CREDINE
SILVA DE MENEZES; RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA; MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO.
De acordo com Sternberg (2000, p.47) a percepção é “um
conjunto de processos psicológicos pelos quais as pessoas reconhecem,
organizam, sintetizam e fornecem significações (no cérebro) às sensações
recebidas dos estímulos ambientais (nos órgãos dos sentidos)”. “A orientação
espacial também é uma das habilidades que as crianças começam a desenvolver
desde pequenas. Conforme o recém-nascido começa a engatinhar, ele começa a
perceber o “seu espaço” e logo percebe que precisa se desviar de determinados
objetos para não colidir com eles.” Para o desenvolvimento da orientação
espacial é necessário o desenvolvimento das habilidades de lateralidade e de
lateralização. Dessa forma, a percepção geométrica leva a criança a reconhecer,
organizar e sintetizar as informações oriundas dos objetos que estão ao seu
redor e a orientação espacial auxilia a criança a se movimentar e a localizar
objetos tendo como base pontos de referências. Através das atividades propostas
podemos utilizar diferentes maneiras de trabalhar estas habilidades com as
crianças: atividades com sucatas; atividades com obras de arte e geometria,
Tangran (dobraduras geométricas); geoplano; atividades com origami. As oficinas
apresentadas no texto nos faz refletir cada etapa que teve na sua construção e
a relação com cada objetivo proposto. As atividades com origami sugerem a
relação com as figuras geométricas, ainda não havia pensado desta forma, é
interessante perceber quanta relação se pode fazer em apenas uma atividade,
basta ampliar o campo de visão para novas pesquisas.
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