segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Tudo a nossa volta é útil para a aprendizagem

INTERDISCIPLINA: PRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA

Professores: ROSANE ARAGON; ANNAMARIA PIFFERO RANGEL; CREDINE SILVA DE MENEZES; RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA; MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO.


De acordo com Sternberg (2000, p.47) a percepção é “um conjunto de processos psicológicos pelos quais as pessoas reconhecem, organizam, sintetizam e fornecem significações (no cérebro) às sensações recebidas dos estímulos ambientais (nos órgãos dos sentidos)”. “A orientação espacial também é uma das habilidades que as crianças começam a desenvolver desde pequenas. Conforme o recém-nascido começa a engatinhar, ele começa a perceber o “seu espaço” e logo percebe que precisa se desviar de determinados objetos para não colidir com eles.” Para o desenvolvimento da orientação espacial é necessário o desenvolvimento das habilidades de lateralidade e de lateralização. Dessa forma, a percepção geométrica leva a criança a reconhecer, organizar e sintetizar as informações oriundas dos objetos que estão ao seu redor e a orientação espacial auxilia a criança a se movimentar e a localizar objetos tendo como base pontos de referências. Através das atividades propostas podemos utilizar diferentes maneiras de trabalhar estas habilidades com as crianças: atividades com sucatas; atividades com obras de arte e geometria, Tangran (dobraduras geométricas); geoplano; atividades com origami. As oficinas apresentadas no texto nos faz refletir cada etapa que teve na sua construção e a relação com cada objetivo proposto. As atividades com origami sugerem a relação com as figuras geométricas, ainda não havia pensado desta forma, é interessante perceber quanta relação se pode fazer em apenas uma atividade, basta ampliar o campo de visão para novas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário