domingo, 25 de dezembro de 2016

Escola Projeto Pedagógico e Currículo


acesse ao vídeo educação na Finlândia clicando aqui



Professores: ROSANE ARAGON; SILVANA CORBELLINI e CREDINE SILVA DE MENEZES

Debates Contemporâneos- interdisciplinar: Escola Projeto Pedagógico e Currículo

A educação necessita de constante avaliação, é de extrema importância que nós professores possamos conhecer algumas alternativas que deram certo em outros países para refletir sob nossa forma de ensino, por que não tentar ajustar à nossa realidade aspectos que podem de repente dar certo e auxiliar para um ensino com melhor qualidade? O vídeo sobre o sistema de educação na Finlândia me fez refletir sobre o tempo de ensino na sala de aula, pois não importa quanto tempo teremos e sim, a forma como iremos administrá-lo para melhor atender os alunos, exatamente isso que está faltando. Atividades que preencham de forma atrativa o ensino, contudo nos dias de hoje, não há muito prazer nos alunos em estar em sala de sala para aprender, talvez a maneira como essa busca em mantê-los motivados deva ser repensada. E isso é o que a professora Carmem Craidy complementa em sua entrevista sobre a questão da ampliação da carga horária.
A questão da avaliação por notas, também é algo a ser repensado, não podemos medir a capacidade dos alunos somente por provas, muitas vezes são ótimos em sala de aula. Percebe-se o quanto sabem, mas na hora da avaliação ficam tão nervosos que acabam “esquecendo” tudo que aprenderam. Deveria ter uma maneira menos estressante para avaliar o aluno. Aqui no curso do PEAD, por exemplo, não temos provas, no entanto somos privilegiados por uma gama de conhecimentos enormes com as atividades propostas, caso não executarmos não teremos acesso a este conhecimento, então não tem como poder dar continuidade e só então entra a questão da avaliação. É uma troca importante e que realmente dá resultados. Somos avaliados sim, constantemente, no entanto todas as atividades e participação medem nossa avaliação e absorção do conhecimento.


Importante salientar a questão da interdisciplinaridade que o nosso curso também proporciona, esta questão também debatida pelos professores nos vídeos assistidos, bem como a professora Carmem relaciona em sua entrevista, é uma alternativa de poder trabalhar em conjunto com todas as áreas do conhecimento, munindo o professor da sua real responsabilidade de ensinar, porque não podemos nos deter somente a nossa matéria, é nosso dever agregar o conhecimento de forma geral e podemos fazer isso. Por que um professor de português não pode utilizar um texto geográfico ou histórico em seus conteúdos para ensinar à gramática? Ou um professor de matemática corrigir um acento que o aluno não colocou na hora de desenvolver um problema de matemática? Estamos comprometidos com a educação e devemos cumprir nossa missão de forma mais abrangente o possível.

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