acesse ao vídeo educação na Finlândia clicando aqui
acesse o arquivo com a entrevista da Carmem Craidy clicando aquihttp://www.sul21.com.br/jornal/reforma-do-ensino-medio-e-arcaica-ate-do-ponto-de-vista-de-uma-formacao-para-o-mercado/
Professores: ROSANE ARAGON;
SILVANA CORBELLINI e CREDINE SILVA DE MENEZES
Debates Contemporâneos- interdisciplinar:
Escola Projeto Pedagógico e Currículo
A educação necessita de constante
avaliação, é de extrema importância que nós professores possamos conhecer
algumas alternativas que deram certo em outros países para refletir sob nossa
forma de ensino, por que não tentar ajustar à nossa realidade aspectos que
podem de repente dar certo e auxiliar para um ensino com melhor qualidade? O
vídeo sobre o sistema de educação na Finlândia me fez refletir sobre o tempo de
ensino na sala de aula, pois não importa quanto tempo teremos e sim, a forma
como iremos administrá-lo para melhor atender os alunos, exatamente isso que
está faltando. Atividades que preencham de forma atrativa o ensino, contudo nos
dias de hoje, não há muito prazer nos alunos em estar em sala de sala para
aprender, talvez a maneira como essa busca em mantê-los motivados deva ser
repensada. E isso é o que a professora Carmem Craidy complementa em sua
entrevista sobre a questão da ampliação da carga horária.
A questão da avaliação por notas,
também é algo a ser repensado, não podemos medir a capacidade dos alunos
somente por provas, muitas vezes são ótimos em sala de aula. Percebe-se o
quanto sabem, mas na hora da avaliação ficam tão nervosos que acabam
“esquecendo” tudo que aprenderam. Deveria ter uma maneira menos estressante
para avaliar o aluno. Aqui no curso do PEAD, por exemplo, não temos provas, no
entanto somos privilegiados por uma gama de conhecimentos enormes com as
atividades propostas, caso não executarmos não teremos acesso a este
conhecimento, então não tem como poder dar continuidade e só então entra a
questão da avaliação. É uma troca importante e que realmente dá resultados.
Somos avaliados sim, constantemente, no entanto todas as atividades e
participação medem nossa avaliação e absorção do conhecimento.
Importante salientar a questão da
interdisciplinaridade que o nosso curso também proporciona, esta questão também
debatida pelos professores nos vídeos assistidos, bem como a professora Carmem
relaciona em sua entrevista, é uma alternativa de poder trabalhar em conjunto
com todas as áreas do conhecimento, munindo o professor da sua real
responsabilidade de ensinar, porque não podemos nos deter somente a nossa matéria,
é nosso dever agregar o conhecimento de forma geral e podemos fazer isso. Por
que um professor de português não pode utilizar um texto geográfico ou
histórico em seus conteúdos para ensinar à gramática? Ou um professor de
matemática corrigir um acento que o aluno não colocou na hora de desenvolver um
problema de matemática? Estamos comprometidos com a educação e devemos cumprir
nossa missão de forma mais abrangente o possível.
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