Luciane Stepanski- 270891
EDUAD058 - ESCOLA,
PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO - A - TURMA H
Professores: Rosane
Aragon; Silvana Coberlline; Credine Silva de Menezes.
O que são métodos globalizados para
organização do conhecimento na escola?
Com base na leitura do material proposto
pela interdisciplina; e nos conhecimentos adquiridos ao longo da caminhada como
professora considero que toda forma de ensino que propõe ao aluno ser
protagonista de sua aprendizagem é uma forma de globalizar a organização de
ensino. Partindo do princípio que o aluno agrega conhecimento sobre todas as áreas
e pode integrá-las de forma ativa e crítica, se faz uma forma globalizada de
ensino. Os métodos globalizadores dão resposta à necessidade de aprendizagem de
cada aluno de forma participativa dentro de uma realidade complexa, abrangendo
o máximo de conhecimento das mais diversas áreas.
Quando se trabalha
de forma individual e cada um na sua área, podemos aplicar de certa forma os
métodos estudados, pois eles serão integrados com os alunos, no entanto se cada
professor trabalhar em conjunto através de projetos, os resultados serão muito
mais satisfatórios e o conhecimento muito mais abrangente. Certa ocasião
elaborou-se um projeto na escola que inicialmente estava aberto para o grande
grupo, contudo não houve interesse pelos professores, mas eu resolvi fazê-lo. O
trabalho consistia em fazer de uma história um livro. Um grupo de alunos do
qual destaco, fez uma associação de todas as disciplinas dentro de seu livro.
Quando eu fui orientá-los precisei adentrar nas diversas áreas do conhecimento para
concluir o trabalho, além do conhecimento em Literatura brasileira e Língua portuguesa, precisei pesquisar um pouco em cada uma das outras áreas. E este livro ficou muito prazeroso, pois quando se lê se
aprende um pouco de cada área do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário