Curso de Graduação em Pedagogia – Modalidade Ensino à Distância
Interdisciplina: Fundamentos da Alfabetização
Professoras: Ana Rangel
Tutores: Débora Olivo
|
Para alfabetizar é preciso investigar!
A Interdisciplina enriqueceu muito minhas reflexões, bem como
acrescentou uma gama de possibilidades a serem trabalhadas em sala de aula.
Além do mais fez entender vários conflitos, que já estão surgindo efeito com os
alunos, que estou aplicando o conhecimento adquirido. Os problemas que
existem em sala de aula relacionados à alfabetização foram bem esclarecidos, e
também nos fez refletir que há estratégias de diversos modos para que este fim se
concretize. Cada um tem seu tempo de aprendizagem, isso é normal e deve ser
respeitado. Uns aprendem ouvindo, outros através de imagens, através de jogos,
dos quais nós mesmos podemos criá-los, adaptá-los, principalmente esta questão
da adaptação, porque auxilia na construção e realização dos objetivos, das
metas com cada educando. E cada evolução deve ser elogiada, percebida pelo
educador, contudo este fator é de extrema relevância e irá proporcionar
estímulos para os mesmos.
Todo este aprendizado concebido na Interdisciplina e ainda associado às
diversas possibilidades de relatar nossas frustrações diárias de sala de aula,
bem como todo suporte e respaldo dos professores e tutores que assim a compõem,
nos trouxe muitos esclarecimentos, porquanto tivemos uma grande base com
autores renomados, entre eles Emília Ferreiro,
Sonia Moojen, como PIAGET, KAMII, ADAMS, FOORMAN, LUNDBERG E BEELER,
MOJJEN, entre tantas trocas e debates que foram muito incisivos nessa
construção do conhecimento.
Segue abaixo o nome de referências que trabalhamos e que colaboraram
e muito com minhas atividades dentro e fora de sala de aula, todas aqui citadas
foram trabalhadas com a orientação de nossos professores e tutores, que agradeço
e muito, por toda dedicação e empenho que tiveram para nos auxiliar nessa
caminhada. Todo este material é de extrema relevância para quem se dedica a
ensinar, neles se verifica como esse processo se estabelece nos âmbitos da
aprendizagem. A questão de ter consciência e conscientizar “Para que serve a
escrita?”, pois esta é a primeira
pergunta que a criança precisa responder para que haja interesse de sua parte
na aprendizagem da leitura a da escrita.
Livros de: FERREIRO, Emília e
TEBEROSKI, Ana Psicogênese da língua escrita 4ªed. Porto Alegre: Artes Médicas,
1991;
RANGEL, Annamaria Piffero Alfabetizar aos seis
anos 2ª ed. Porto Alegre: ed. Mediação, 2009;
TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa Aprender a
ler e a escrever:u, uma proposta construtivista. Porto Alegre, ArtMed, 2003.
Livros complementares como: ADAMS, Marylin
Jager, FOORMAN, Barbara R., LUNDBERG, Ingvar e BEELER, Terri Consciência
Fonológica em crianças pequenas Porto Alegre: Artmed, 2006;
DEHAENE, Stanislas Os neurônios da leitura
Porto Alegre: Penso, 2012;
MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro A escrita
ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento 2ª ed. São
Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário