segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Curso de Graduação em Pedagogia – Modalidade Ensino à Distância
Interdisciplina: Fundamentos da Alfabetização 
Professoras: Ana Rangel
Tutores: Débora Olivo


Para alfabetizar é preciso investigar!

 A Interdisciplina enriqueceu muito minhas reflexões, bem como acrescentou uma gama de possibilidades a serem trabalhadas em sala de aula. Além do mais fez entender vários conflitos, que já estão surgindo efeito com os alunos, que estou aplicando o conhecimento adquirido. Os problemas que existem em sala de aula relacionados à alfabetização foram bem esclarecidos, e também nos fez refletir que há estratégias de diversos modos para que este fim se concretize. Cada um tem seu tempo de aprendizagem, isso é normal e deve ser respeitado. Uns aprendem ouvindo, outros através de imagens, através de jogos, dos quais nós mesmos podemos criá-los, adaptá-los, principalmente esta questão da adaptação, porque auxilia na construção e realização dos objetivos, das metas com cada educando. E cada evolução deve ser elogiada, percebida pelo educador, contudo este fator é de extrema relevância e irá proporcionar estímulos para os mesmos.
  
  Todo este aprendizado concebido na Interdisciplina e ainda associado às diversas possibilidades de relatar nossas frustrações diárias de sala de aula, bem como todo suporte e respaldo dos professores e tutores que assim a compõem, nos trouxe muitos esclarecimentos, porquanto tivemos uma grande base com autores renomados, entre eles Emília Ferreiro, Sonia Moojen, como PIAGET, KAMII, ADAMS, FOORMAN, LUNDBERG E BEELER, MOJJEN, entre tantas trocas e debates que foram muito incisivos nessa construção do conhecimento.

Segue abaixo o nome de  referências que trabalhamos e que colaboraram e muito com minhas atividades dentro e fora de sala de aula, todas aqui citadas foram trabalhadas com a orientação de nossos professores e tutores, que agradeço e muito, por toda dedicação e empenho que tiveram para nos auxiliar nessa caminhada. Todo este material é de extrema relevância para quem se dedica a ensinar, neles se verifica como esse processo se estabelece nos âmbitos da aprendizagem. A questão de ter consciência e conscientizar “Para que serve a escrita?”, pois esta é  a primeira pergunta que a criança precisa responder para que haja interesse de sua parte na aprendizagem da leitura a da escrita.


Livros de: FERREIRO, Emília e TEBEROSKI, Ana Psicogênese da língua escrita 4ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991;
 RANGEL, Annamaria Piffero Alfabetizar aos seis anos 2ª ed. Porto Alegre: ed. Mediação, 2009;
 TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa Aprender a ler e a escrever:u, uma proposta construtivista. Porto Alegre, ArtMed, 2003.
 Livros complementares como: ADAMS, Marylin Jager, FOORMAN, Barbara R., LUNDBERG, Ingvar e BEELER, Terri Consciência Fonológica em crianças pequenas Porto Alegre: Artmed, 2006;
 DEHAENE, Stanislas Os neurônios da leitura Porto Alegre: Penso, 2012;

 MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento 2ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.




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