terça-feira, 6 de outubro de 2015

CONTEXTO HISTÓRICO: muito importante ! Noção dessa importância que permite à reflexão do indivíduo em seus diferentes aspectos sociais. Relação com a:



INTERDISCIPLINA: ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Professoras: Simone Valdete; Caroline Pacievitch
                                 Tutoras: Silvana Maria Pilotti Duarte; Paula Prux

   Eu sempre quis estudar (estar) na UFRGS, e isto eu registrei em 2003, numa entrevista para Zero Hora, coincidência ou não. Eu acredito que quando se tem fé tudo é possível! Bom, o motivo de eu postar essa foto não é nada mais, nada menos do que algo que me remete a minha história, minha história como profissional: eu tive meu primeiro emprego aos 16 para 17 anos; eu não tinha nem uma experiência, e era muito difícil conseguir emprego assim, contudo eu precisava trabalhar, pois queria estudar, este sempre fora meu objetivo. E depois de tantas portas fechadas. Uma pessoa resolveu me dar uma chance, eu seria recepcionista numa Estética. Eu teria que agendar clientes de forma manual, pois ainda não havia Sistema na Empresa para 35 profissionais na época. Atendimento ao público, telefones e controle de caixa, ou seja, uma responsabilidade e tanto. Eu trabalhei 16 anos nessa Empresa, pontuo de forma geral, pois meus chefes (sócios) eu jamais fiz diferenciações. Se trabalhei com eles de forma separada quando a sociedade foi desfeita, ao meu ver os ensinamentos continuaram os mesmos. Minha admiração e respeito sempre fora de forma igualitária. De recepcionista/para manicure, de manicure/ depiladora e de depiladora para maquiadora, designer de sobrancelhas e outras atividades da área. Trabalho árduo jornada de 12h, incluindo sábados e feriados. Uma época de muitos aprendizados, pois atendimento ao público te permite a troca de conhecimentos através do diálogo, pontualidade nos atendimentos, pois um atraso comprometia todo o andamento dos serviços. E principalmente, saber limitar o que se fala do que se ouve, para evitar as famosas fofocas... Assim foi minha vida até eu me formar em Letras Português, me formei em 2010. E em seguida comecei a lecionar em curso Pré-vestibular no CEUE (Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia da UFRGS), na época recordo-me que iria substituir uma Professora de Português (estudante da UFRGS), que por sinal foi minha cliente, ela é maravilhosa (Luisa), e seria grande responsabilidade dar continuidade ao seu trabalho, porém eu me senti realizada, estava finalmente exercendo a minha formação, um público extremamente diferente do que eu havia conhecido nos meus estágios. Eles tinham noção de onde queriam chegar... E muitos dos meus alunos agora estão aqui estudando nos diversos Campus da UFRGS. Iniciei numa turma de 140 alunos- professora de Língua Portuguesa e logo passei também a fazer correções de Redações em 3 polos diferentes que estavam em parceria com o CEUE, eu sempre trabalhei muito, cansar, claro que sim, mas amo com toda minha alma lecionar! Atualmente trabalho em Escola Municipal são 40h. Pela manhã: eu leciono com turmas de oitavos e nonos (adolescentes) à tarde são os pequenos do primeiro ao quarto ano. Ao total tenho 468 alunos. O que busco não é a quantidade e sim, aprender dentro desse número trabalhar com qualidade. Pois já lecionei a um público de 140 alunos( pré-vestibular) que obtive um resultado melhor do que com uma turma de apenas 10 alunos. Bom, agora que me apresentei seguirão em minhas próximas publicações minhas aprendizagens, reflexões, anseios, dúvidas e tudo mais que for surgindo...



Acesse também meu blogger com minhas poesias:http://www.pensopoemalustepanski.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Oi Luciane! Belo exemplo de determinação e persistência. Parabéns! Rumo a 2018! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nadila! Minha colega de PEAD e parceira nas atividades. Feliz com seu comentário. Obrigada pelo carinho e as palavras positivas !!! Abração e seguimos nossos Estudos !!!

    ResponderExcluir