quinta-feira, 30 de maio de 2019

Projetos de Aprendizagens Importância

Reescrita do dia 29/09/2018 disponível em https://lucianestepanskiaprendensina.blogspot.com/2018/09/a-importancia-da-participacao-dos.html

Trabalhar projetos por aprendizagem é fundamental em uma escola, uma vez que a participação de todos acontece neste sentido, é uma forma conjunta de agregar conhecimento em todas áreas.
Neste Sentido, minha reescrita procura trazer um pouco da articulação teórica para fundamentar o conceito de Projeto por Aprendizagens, em que é fundamental levar em consideração o interesse dos educandos.

Fernandes & Real (2018) através de seus estudos evidenciam a importância de   criar situações que permitam às crianças  ampliarem  suas  capacidades de  comunicação  oral  por  meio  de  conversas,  discussões,  comentários e relatos. Mostrando que a qualidade das suas experiências orais, influencia no processo da aquisição da escrita.

Para trabalhar com Projetos por aprendizagens têm que ser feito um levantamento do interesse de pesquisa dos alunos e trabalhar em cima daquilo que eles gostariam de pesquisar.

Não é um ensino em que o professor/ escola decide o tema de pesquisa e sim os alunos.

REFERÊNCIA

REAL, Luciane M.C. Aprender com os outros interagindo nos projetos de aprendizagem. 2008 texto produzido para o curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. PEAD

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Refletindo teoricamente comprovação científica

Reescrita do dia 06/10/2018 disponível em https://lucianestepanskiaprendensina.blogspot.com/2018/11/conceito-empatia-importante-ser.html


Nesta reescrita reflito  a importância de buscar através da pesquisa dados que comprovem a própria escrita, pois para que haja fundamentação dos argumentos é necessário que estejam comprovados de certa forma; seja através de experiências; de observações, enfim,estudos com comprovação científica.

Então através da contribuição de Piaget, procurei evidenciar o Conceito relacionado na postagem anterior sobre EMPATIA:

Piaget (1977) diz que somente a cooperação leva à autonomia. Só tenho a capacidade de me colocar no lugar do outro, se sou capaz de dirigir uma capacidade voluntaria de cooperar. Neste sentido se faz necessário a vivencia de situações de interação, em que  as regras comuns tenham sido elaboradas por todos que integram o grupo.
Capacitar todos a interagirem de forma que possam se colocar em situações em que possam refletir se a mesma é confortável, se for para eu, certamente será para o meu próximo.

Referência


PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. São Paulo: Summus, 1994.
______. O Julgamento Moral na Criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Refletindo com as teorias de Piaget

Reescrita do dia 13/10/2018 disponível em https://lucianestepanskiaprendensina.blogspot.com/2018/10/o-corpo-mente-e-aprendizagem.html

O estudo das interações humanas é uma questão importante a ser refletida, uma vez que segundo Piaget (1998) para que a aprendizagem ocorra é necessário que haja interação.

 Seu grande objeto de estudo era o desenvolvimento intelectual da criança, desenvolvendo uma teoria sobre como se dá o processo de aprendizagem. Piaget buscava entender os processos mentais que usamos nas diferentes etapas da vida para compreender o mundo. Tinha um método interacionista, que consiste na interação contínua em todas as etapas da vida, relacionando o desenvolvimento biológico com o desenvolvimento social, onde um depende do outro.

 A teoria interacionista de Piaget teve considerações importantes no entendimento do desenvolvimento humano, inclusive em relação ao tempo em que cada etapa ocorre. Piaget em seus estudos comprova então, a  epistemologia genética e junto com sua teoria interacionista mostra que o ambiente é fundamental para o desenvolvimento.

Nós como professores devemos ter uma preocupação com estes fatores, uma vez que ao preparar nossas aulas devemos levar em consideração a idade para entender em qual estágio do desenvolvimento cada criança se encontra; o entorno: contexto social e a epistemologia genética.
Estamos vivendo em meio uma era digital; em que tudo a nossa volta tem relação às tecnologias e dessa forma é necessário refletir o que posso contribuir em termos de recursos tecnológicos para inserir meus alunos na cultura digital? O que minha escola oferece? Como posso auxiliar meu aluno para que futuramente esteja preparado para as mudanças que o mundo vem sofrendo?

REFERÊNCIA


PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
 ______ “Para onde vai a educação?” 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
______ “Para onde vai a educação?” 15ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio,2000.
 ______ O possível e o necessário: evolução dos possíveis na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, v.1 .1985;
______  Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979;
______ A epistemologia Genética e a pesquisa psicologia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974;
______ A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975;


quinta-feira, 9 de maio de 2019

CONSCIENTIZAÇÃO AO MEIO AMBIENTE



Nesta reescrita destaco a importância de também contribuir com Projetos que possam auxiliar na diminuição da poluição no meio ambiente, então além de destacar a questão de aspectos que prejudicam o planeta, penso ser importante também participar na conservação do meio ambiente, com práticas que façam isto acontecer de maneira significativa.








Refletindo sobre a questão do meio ambiente, como professores somos atuantes na vida de cada aluno e responsáveis por suas cidadanias; a partir de um projeto em que  faço parte na escola onde ministro aulas construí objetivos específicos para minhas disciplinas, em que vou trabalhar as questões que preocupam em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Objetivo geral: Desenvolver o espírito crítico dos alunos, realizando a reflexão sobre a redução da produção dos lixos e a viabilidade da reciclagem dos mesmos.




Disciplina
Objetivos específicos



Ensino
Religioso


 Assistir ao filme “Avatar” que trata das questões devastadoras que o Homem causa ao meio ambiente;
         Problematizar através de debates a conscientização do papel do aluno dentro e fora da escola na preservação do meio ambiente;
      Fazer uma síntese reflexiva do filme “AVATAR” (respeito à preservação da natureza e a sua importância).

Língua Inglesa
      Construir sacolas ecológicas para participar do controle ao uso de sacos plásticos no planeta;
     Refletir e estabelecer relações sobre vocábulos usuais referentes aos cuidados do meio ambiente;
  Escrever frases em inglês de conscientização ao combate à destruição do meio ambiente;
 Utilizar a linguagem de Libras para a comunicação nas sacolas ecológicas, com intuito de construir a conscientização de todos na preservação ao meio ambiente.

Metodologias Diferenciadas
    Assistir a reportagem: “Um Oceano de Plástico- A sujeira se acumula no lixão” - propor debate à reflexão estabelecida (consumo consciente de alimentos; sustentabilidade e reciclagem);
     Trabalhar com aspectos de valorização à natureza dentro e fora do contexto escolar;
       Auxiliar os alunos na construção de sacolas ecológicas;
  Pesquisar animais da natureza, sua relação com o meio ambiente e cuidados com o descarte do lixo;

Transportar a imagem dos animais pesquisados em pedras decoradas;
  Orientar os alunos quanto ao levantamento de hipóteses e dúvidas para organizar pesquisas;
 Transformar aspectos trabalhados, em materiais que estejam presentes na sala do CA.

 Assista ao vídeo abaixo: importante reflexão de combate a preservação da Natureza
https://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90










sexta-feira, 3 de maio de 2019

Em busca da ARTE



Nesta postagem faltou a contribuição de um plano de aula, já que destacamos práticas educacionais de sucesso, então resolvi deixar a contribuição de um planejamento de Projeto por Aprendizagens, que foi um sucesso na Escola!

"Buscar a Arte é uma linguagem que pode contribuir com outras áreas do conhecimento"
Miriam Celeste Martins

A arte está no nosso cotidiano; no cotidiano escolar, em nossa cultura, por isso a importância de relacioná-la com todas as áreas do conhecimento, estaremos despertando a criatividade, promovendo o senso crítico, a sensibilidade, a empatia. Na interdisciplina de Artes fomos convidados após o acesso a uma gama de materiais que nos fizeram refletir o conceito de Artes e autores estudados, bem como projetos realizados a elaborar um projeto ou plano de aula para trabalhar Artes com nossos alunos, a seguir o Projeto que consntrui com o auxílio do material disponibilizado pela interdisciplina:

-    Elabore um plano, projeto, proposta educativa tendo como base a Arte Contemporânea.

Projeto com materiais recicláveis
Público- alunos da educação básica
Objetivo geral: Oportunizar a busca da arte de forma que a percepção, imaginação esteja relacionada com a mediação cultural.
Objetivos específicos: despertar curiosidade de pesquisa em relação à materiais recicláveis e seu aproveitamento;
Incentivar a criação de novos objetos com rejeitos;
Proporcionar a relação da arte contemporânea com a sensibilidade dos educando.
Metodologia: O professor deve orientar os alunos quanto às  pesquisas  disponibilizando espaço para os devidos fins e dando-lhes liberdade de escolhas na decisão de suas criações, definir início e término do projeto, bem como data de apresentações.
Avaliação: participação ativa no projeto; postura e autonomia.

REFERÊNCIAS
CUNHA, Susana R. VIEIRA da. Como vai a Arte na Educação Infantil?
______Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte.
Santos, Nathalia Scheuermann. Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil: crianças e arte contemporânea;
Szpigel, Marisa. O que o ensino da Arte pode aprender com a arte? Disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=64919, acesso dia 04 de maio de 2019;
Ensino da arte no Brasil: Aspectos históricos e metodológicos—Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
Vídeo (Stela Barbieri) Stela Barbieri sobre Arte e Primeira Infância disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=64919 acesso dia 04 de Maio de 2019;
Vídeo: Mirian Celeste Martins disponível em
 https://www.youtube.com/watch?v=-XG-71wqwUI acesso dia 03 de maio de 2019;
Azul Anil— Arte Contemporânea com crianças disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=64919, acesso dia 04 de maio de 2019.