Reescrita do dia 19/08/2018 disponível em https://lucianestepanskiaprendensina.blogspot.com/2018/09/praticas-educacionais-de-sucesso.html
Nesta postagem faltou a contribuição de um plano de aula, já que destacamos práticas educacionais de sucesso, então resolvi deixar a contribuição de um planejamento de Projeto por Aprendizagens, que foi um sucesso na Escola!
"Buscar a Arte é uma linguagem que pode contribuir com outras áreas do conhecimento"
Miriam Celeste Martins
A arte está no nosso cotidiano; no cotidiano escolar, em nossa cultura, por isso a importância de relacioná-la com todas as áreas do conhecimento, estaremos despertando a criatividade, promovendo o senso crítico, a sensibilidade, a empatia. Na interdisciplina de Artes fomos convidados após o acesso a uma gama de materiais que nos fizeram refletir o conceito de Artes e autores estudados, bem como projetos realizados a elaborar um projeto ou plano de aula para trabalhar Artes com nossos alunos, a seguir o Projeto que consntrui com o auxílio do material disponibilizado pela interdisciplina:
- Elabore um plano, projeto, proposta
educativa tendo como base a Arte Contemporânea.
Projeto com materiais recicláveis
Público- alunos
da educação básica
Objetivo geral:
Oportunizar a busca da arte de forma que a percepção, imaginação esteja
relacionada com a mediação cultural.
Objetivos específicos:
despertar curiosidade de pesquisa em relação à materiais recicláveis e seu
aproveitamento;
Incentivar a criação de novos objetos com rejeitos;
Proporcionar a relação da arte contemporânea com a
sensibilidade dos educando.
Metodologia: O
professor deve orientar os alunos quanto às
pesquisas disponibilizando espaço
para os devidos fins e dando-lhes liberdade de escolhas na decisão de suas
criações, definir início e término do projeto, bem como data de apresentações.
Avaliação:
participação ativa no projeto; postura e autonomia.
REFERÊNCIAS
CUNHA, Susana R. VIEIRA da. Como vai
a Arte na Educação Infantil?
______Questionamentos de uma
professora de arte sobre o ensino de arte.
Santos, Nathalia Scheuermann.
Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil: crianças e arte
contemporânea;
Szpigel, Marisa. O que o ensino da
Arte pode aprender com a arte? Disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=64919,
acesso dia 04 de maio de 2019;
Ensino da arte no Brasil: Aspectos
históricos e metodológicos—Cursos de Especialização para o quadro do Magistério
da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
Vídeo (Stela Barbieri) Stela
Barbieri sobre Arte e Primeira Infância disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=64919
acesso dia 04 de Maio de 2019;
Vídeo: Mirian Celeste Martins
disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=-XG-71wqwUI
acesso dia 03 de maio de 2019;
Azul Anil— Arte Contemporânea com
crianças disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=64919,
acesso dia 04 de maio de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário