Reescrita de publicação em 03/09/2017 disponível em https://lucianestepanskiaprendensina.blogspot.com/2017/04/viver-e-uma-adaptacao-permanente.html
Nesta reescrita destaco a importância de também contribuir com Projetos que possam auxiliar na diminuição da poluição no meio ambiente, então além de destacar a questão de aspectos que prejudicam o planeta, penso ser importante também participar na conservação do meio ambiente, com práticas que façam isto acontecer de maneira significativa.
Fonte: disponível em http://felicidadesustentavel.com.br/2016/02/menos-lixo-e-mais-cuidado-com-o-que-voce-come.html, acesso dia 09 de
maio de 2019.
Refletindo sobre a questão do meio ambiente, como professores somos atuantes na vida de cada aluno e responsáveis por suas cidadanias; a partir de um projeto em que faço parte na escola onde ministro aulas construí objetivos específicos para minhas disciplinas, em que vou trabalhar as questões que preocupam em relação aos cuidados com o meio ambiente.
Objetivo geral: Desenvolver o espírito crítico dos alunos, realizando a reflexão sobre a redução da produção dos lixos e a viabilidade da reciclagem dos mesmos.
Disciplina
|
Objetivos
específicos
|
Ensino
Religioso
|
● Assistir ao filme “Avatar” que
trata das questões devastadoras que o Homem causa ao meio ambiente;
● Problematizar através de debates
a conscientização do papel do aluno dentro e fora da escola na preservação do
meio ambiente;
● Fazer uma síntese reflexiva do
filme “AVATAR” (respeito à preservação da natureza e a sua importância).
|
Língua Inglesa
|
● Construir sacolas
ecológicas para participar do controle ao uso de sacos plásticos no planeta;
● Refletir e
estabelecer relações sobre vocábulos usuais referentes aos cuidados do meio
ambiente;
● Escrever frases em
inglês de conscientização ao combate à destruição do meio ambiente;
● Utilizar a linguagem
de Libras para a comunicação nas sacolas ecológicas, com intuito de construir
a conscientização de todos na preservação ao meio ambiente.
|
Metodologias
Diferenciadas
|
● Assistir a reportagem: “Um Oceano de Plástico- A sujeira se
acumula no lixão” - propor debate à reflexão estabelecida (consumo consciente
de alimentos; sustentabilidade e reciclagem);
● Trabalhar com aspectos de valorização à natureza dentro e fora
do contexto escolar;
● Auxiliar os alunos na construção de sacolas ecológicas;
● Pesquisar animais da natureza, sua relação com o meio ambiente e
cuidados com o descarte do lixo;
●Transportar a imagem dos animais pesquisados em pedras
decoradas;
● Orientar os alunos quanto ao levantamento de hipóteses e dúvidas
para organizar pesquisas;
● Transformar aspectos trabalhados, em materiais que estejam
presentes na sala do CA.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário