quinta-feira, 16 de maio de 2019

Refletindo com as teorias de Piaget

Reescrita do dia 13/10/2018 disponível em https://lucianestepanskiaprendensina.blogspot.com/2018/10/o-corpo-mente-e-aprendizagem.html

O estudo das interações humanas é uma questão importante a ser refletida, uma vez que segundo Piaget (1998) para que a aprendizagem ocorra é necessário que haja interação.

 Seu grande objeto de estudo era o desenvolvimento intelectual da criança, desenvolvendo uma teoria sobre como se dá o processo de aprendizagem. Piaget buscava entender os processos mentais que usamos nas diferentes etapas da vida para compreender o mundo. Tinha um método interacionista, que consiste na interação contínua em todas as etapas da vida, relacionando o desenvolvimento biológico com o desenvolvimento social, onde um depende do outro.

 A teoria interacionista de Piaget teve considerações importantes no entendimento do desenvolvimento humano, inclusive em relação ao tempo em que cada etapa ocorre. Piaget em seus estudos comprova então, a  epistemologia genética e junto com sua teoria interacionista mostra que o ambiente é fundamental para o desenvolvimento.

Nós como professores devemos ter uma preocupação com estes fatores, uma vez que ao preparar nossas aulas devemos levar em consideração a idade para entender em qual estágio do desenvolvimento cada criança se encontra; o entorno: contexto social e a epistemologia genética.
Estamos vivendo em meio uma era digital; em que tudo a nossa volta tem relação às tecnologias e dessa forma é necessário refletir o que posso contribuir em termos de recursos tecnológicos para inserir meus alunos na cultura digital? O que minha escola oferece? Como posso auxiliar meu aluno para que futuramente esteja preparado para as mudanças que o mundo vem sofrendo?

REFERÊNCIA


PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
 ______ “Para onde vai a educação?” 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
______ “Para onde vai a educação?” 15ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio,2000.
 ______ O possível e o necessário: evolução dos possíveis na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, v.1 .1985;
______  Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979;
______ A epistemologia Genética e a pesquisa psicologia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974;
______ A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975;


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