domingo, 19 de agosto de 2018

Práticas educacionais de Sucesso


"Práticas de sucesso podem servir de inspiração
para outros alunos e professores, além de serem ricos recursos de pesquisa
para qualquer interessado na melhoria da educação. Este "conhecimento
aberto" (open knowledge) nada mais é do que um recurso educacional que
alimenta o círculo virtuoso apontado acima." (pg.28 AMIEL, 2012)

As considerações e reflexões da colega Tânia abrangem de forma fiel a realidade do público educacional que podemos encontrar nas escolas atuais, são muitas tecnologias disponíveis e como educadores não podemos negligenciá-las; podendo sim, utilizá-las a nosso favor, pois o ensino necessita de renovação e atratividades para os educandos; que não conseguem mais sentirem atração por aulas tradicionais e sem nem um tipo de novidade para despertar suas curiosidades e interesse.

[...] outros obstáculos existem, alguns fundamentalmente originários da esfera educacional e outros estão emaranhados em dificuldades econômicas e políticas (AMIL, 2011ª).

Não são todas as escolas que dispõem de computadores; internet; lousa digital entre outros recursos tecnológicos; e tão pouco muitas vezes o uso de internet; no entanto os alunos possuem equipamentos como smartphones, tablets e os mesmos possuem internet, ainda assim não são todos, porém podemos tentar fazer um trabalho em que seus meios tecnológicos possam ser explorados.

Ainda Amiel (2012), ano em que propõe reflexão sobre uma Educação Aberta na tentativa de buscar alternativas sustentáveis para que haja uma educação com qualidade; frisando a importância de novas mídias, entre elas a possibilidade do ensino EAD, que possibilita economia de tempo e nos dá agilidade nas informações, contemplando práticas colaborativas e compartilhando conhecimento.
Conforme AXT (2002), quando se trata de avaliar as tecnologias no mundo contemporâneo, pelo menos três grupos: os que acreditam incondicionalmente nas suas possibilidades, os que são contra, e os que, embora vislumbrem as suas potencialidades, também levam em consideração algumas dificuldades. A autora ainda neste sentido nos propõe a seguinte reflexão: “ neste contexto, como  educadores estão se posicionando ou podem se posicionar ?”

Penso que toda essa inovação sem ser colocada em prática não nos oferece um ensino com qualidade e inovador, por que não estaríamos acompanhando este mundo cheio de oportunidades para melhor educar nossos alunos. E prepará-los para utilizar tecnologias que os mesmo conhecem, entretanto desconhecem sua real função para melhor atender suas necessidades de aprendizagens. E esta seria a melhor forma do professor estar presente na vida de seus alunos: orientá-los.

Referências

 AMIEL, T. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: Recursos Educacionais Abertos... / orgs. Pretto, N.L.; Rossini, C.; Santana, B. São Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital e EDUFBA, 2012, p. 19-31.
AXT, Margarete. A Escola frente às tecnologias – pensando a concepção ético-política. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa. Porto Alegre, 2002. p. 35 – 38.



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