"Práticas de
sucesso podem servir de inspiração
para outros alunos e
professores, além de serem ricos recursos de pesquisa
para qualquer
interessado na melhoria da educação. Este "conhecimento
aberto" (open
knowledge) nada mais é do que um recurso educacional que
alimenta o círculo
virtuoso apontado acima." (pg.28 AMIEL, 2012)
As considerações e reflexões da colega Tânia abrangem de
forma fiel a realidade do público educacional que podemos encontrar nas escolas
atuais, são muitas tecnologias disponíveis e como educadores não podemos
negligenciá-las; podendo sim, utilizá-las a nosso favor, pois o ensino
necessita de renovação e atratividades para os educandos; que não conseguem
mais sentirem atração por aulas tradicionais e sem nem um tipo de novidade para
despertar suas curiosidades e interesse.
[...] outros obstáculos existem, alguns fundamentalmente
originários da esfera educacional e outros estão emaranhados em dificuldades
econômicas e políticas (AMIL, 2011ª).
Não são todas as escolas que dispõem de computadores;
internet; lousa digital entre outros recursos tecnológicos; e tão pouco muitas
vezes o uso de internet; no entanto os alunos possuem equipamentos como
smartphones, tablets e os mesmos possuem internet, ainda assim não são todos,
porém podemos tentar fazer um trabalho em que seus meios tecnológicos possam
ser explorados.
Ainda Amiel (2012), ano em que propõe reflexão sobre uma
Educação Aberta na tentativa de buscar alternativas sustentáveis para que haja
uma educação com qualidade; frisando a importância de novas mídias, entre elas
a possibilidade do ensino EAD, que possibilita economia de tempo e nos dá
agilidade nas informações, contemplando práticas colaborativas e compartilhando
conhecimento.
Conforme AXT (2002), quando se trata de avaliar as
tecnologias no mundo contemporâneo, pelo menos três grupos: os que acreditam
incondicionalmente nas suas possibilidades, os que são contra, e os que, embora
vislumbrem as suas potencialidades, também levam em consideração algumas
dificuldades. A autora ainda neste sentido nos propõe a seguinte reflexão: “ neste
contexto, como educadores estão se
posicionando ou podem se posicionar ?”
Penso que toda essa inovação sem ser colocada em prática não
nos oferece um ensino com qualidade e inovador, por que não estaríamos
acompanhando este mundo cheio de oportunidades para melhor educar nossos
alunos. E prepará-los para utilizar tecnologias que os mesmo conhecem,
entretanto desconhecem sua real função para melhor atender suas necessidades de
aprendizagens. E esta seria a melhor forma do professor estar presente na vida
de seus alunos: orientá-los.
Referências
AMIEL, T. Educação
aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: Recursos
Educacionais Abertos... / orgs. Pretto, N.L.; Rossini, C.; Santana, B. São
Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital e EDUFBA, 2012, p. 19-31.
AXT, Margarete. A Escola frente às tecnologias – pensando a
concepção ético-política. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática
Educativa. Porto Alegre, 2002. p. 35 – 38.
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