terça-feira, 11 de setembro de 2018

Importante tarefa de ensinar e aprender

Axt (2002), diz que não se pode compreender a cultura fora do âmbito global de uma determinada época, atravessada por diferentes culturas. Por isso é importante o conhecimento do meio social dos educandos, a comunidade em que estão inseridos. Esses aspectos irão nos auxiliar na compreensão de ensino-aprendizagem.

Amiel (2012), fala da importância de fomentar por meio de práticas, recursos e ambientes abertos, variadas configurações de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, fazendo uma relação com os princípios da boa prática e ensino híbrido de Norman  Vaughan, conforme citado na reflexão das colegas, é uma maneira de utilizar as ferramentas digitais e recursos online para ensinar, bem como também aprender com nossos alunos.

 Segundo Bondia (2002), pensar não é somente "raciocinar" ou "calcular" ou "argumentar", como nos tem sido ensinado algumas vezes, mas é sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece.
Assim logo, o processo de ensino-aprendizagem é um planejamento que deve ser aberto e contemplar várias habilidades e competências, das quais elementos do entorno de cada um dos sujeitos deve ser levado em consideração, bem como os aspectos psíquicos, físicos e emocionais.

Referências

AMIEL, T. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: Recursos Educacionais Abertos... / orgs. Pretto, N.L.; Rossini, C.; Santana, B. São Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital e EDUFBA, 2012, p. 19-31.

AXT, Margarete. A Escola frente às tecnologias – pensando a concepção ético-política. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa. Porto Alegre, 2002. p. 35 – 38.

Notas sobre a experiência e o saber de experiência,  Bondía, Jorge Larrosa disponível em

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf

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