Segundo Gonçalves (1998) entende-se que o meio em que
vivemos, tudo que nos cerca; nossa cultura e também àqueles que fazem parte de
nosso convívio terão uma conexão direta com o nosso ser individual; contribuirá
para nossa formação como indivíduo.
A compreensão da Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto "próprio", poiesis "criação") é um termo criado na década
de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco
Varela e Humberto
Maturana para designar a capacidade dos seres
vivos de produzirem a si próprios. Segundo esta teoria, um
ser vivo é um sistema autopoiético, caracterizado como uma rede fechada de
produções moleculares (processos) em que as moléculas produzidas geram com suas interações a mesma rede de
moléculas que as produziu.
Portanto, um sistema vivo, como sistema
autônomo está constantemente se autoproduzindo, autorregulando, e sempre
mantendo interações com o meio, onde este apenas desencadeia no ser vivo
mudanças determinadas em sua própria estrutura, contribuindo para sua permanência
no que chamamos de vida. De forma permanente observando seu entorno e
verificando as melhores formas de usufruir dele, fazendo relações também com
indivíduos que necessitam de suas experiências para que a evolução da espécie
seja cada vez mais intensa.
Em relação ao ambiente escolar, proponho a
seguinte reflexão: como professores de que forma podemos contribuir na formação
de nossos alunos para que sejam cidadãos honestos e responsáveis por suas
próprias aprendizagens?
MATURANA R., Humberto; VARELA G., Francisco. A árvore do
conhecimento:as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II,
1995. 281p
MATURANA, R.; VARELA, G. Primeiras folhas: a necessidade de
nos conhecermos, 1995.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Autopoiese acesso 08 de setembro de 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário