O ensino
de forma geral sofre muita resistência pelo corpo discente e promover
estratégias que possam resgatar a vontade de aprender e o despertar da
curiosidade para pesquisas é promover uma educação de qualidade, bem como em
todas as etapas do desenvolvimento da criança e adolescente ter um olhar mais
investigativo sobre suas capacidades e dificuldades.
A
concepção de educação vem interligada ao ensino e à aprendizagem, por isso é de
fundamental importância que todos os envolvidos estejam cientes de suas obrigações
e deveres.
Aprendemos
de forma constante, e as possibilidades de aprendizagem também evoluem à medida
que avançamos nossa capacidade de reflexão, interesse e vontade de ir além
daquilo que acreditamos já saber.
Toda
forma de aprendizagem está relacionada com a interação do meio em que vivemos,
neste sentido se faz necessário possibilitar um ambiente de aprendizado
adequado e que seja norteador para as práticas educacionais.
Portanto,
devemos levar em relevância todo o contexto social do público em que estamos
inseridos, é necessário que os profissionais da educação estejam realmente
engajados com todo o processo de formação dos educandos e atentos às suas necessidades.
Toda forma de aprendizagem está relacionada com a cultura e os hábitos que cada
indivíduo carrega na sua interação social, por conseguinte o planejamento
escolar é uma ferramenta de suma importância e que deve estar adaptada à
realidade dos alunos. É nessa perspectiva que os objetivos da escola são
desenvolvidos.
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