sexta-feira, 22 de junho de 2018

Consciência Fonológica- atividades com conhecimento teórico- Planejamento


O que é Consciência Fonológica?

Para Morais, (2012) são habilidades de consciência fonológica: comparar palavras quanto ao tamanho tocando as partes sonora das palavras identificar palavras que iniciam com a mesma sílaba, identificar rimas, identificar que no interior de uma sílaba podemos formar outras.
 Ferrero nos diz que as unidades escritas do alfabeto tem um papel fundamental para nos tornarmos conscientes sobre as unidades sonoras das palavras, e nós concordamos com ela. Defendemos, portanto, que as crianças possam se beneficiar da presença da escrita das palavras, essas refletem sobre seus segmentos orais (Morais, 2012, p. 93).
A importância de entender antes de elaborar um plano de ensino é saber como a criança aprende; como funciona este processo para ela na fase de seu desenvolvimento, criar através de um plano de ensino condições favoráveis para criança resolver a atividade, de forma que consiga assimilar e acomodar o conhecimento, para isso o educador necessita estudar seus planejamentos; investigar seus alunos e entender como este processo ocorre. É necessário estar atendo e envolver-se de forma constante na busca de resultados satisfatórios, pois cada aluno tem seu tempo de assimilação e aprende de diferentes formas.
Segue abaixo exemplo de atividades elaboradas nesta perspectiva: atividade 1; 2 e 3 (consciência fonológica que possuem uma relação com a oralidade e a escrita.)


PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1
Dados de Identificação: Luciane Stepanski;
Disciplina: Língua Portuguesa;

Série: séries iniciais


1.    CONTEÚDOS: POEMA COM SÍLABAS

OBJETIVO GERAL: Estabelecer uma relação das sílabas na formação das palavras
2.  Passo a passo da atividade
O professor orienta as crianças sobre a significação e significado das sílabas nas palavras;
 O professor pode pedir para cada aluno ler um trecho do poema “Coisas esquisitas” de Elias José;
 Em seguida pede para eles escrever palavras 1; 2; 3 e 4 sílabas colocando as palavras em forma de colunas.


 3. Recursos necessários
O poema “Coisas Esquisitas”









PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2
Dados de Identificação: Luciane Stepanski;
Disciplina: Língua Portuguesa;

Série: séries iniciais


   CONTEÚDOS: trava língua

OBJETIVO GERAL: Estabelecer uma relação das características dos sons com a escrita da palavra
2.  Passo a passo da atividade
O professor orienta as crianças sobre a significação e significado dos sons das palavras e através do texto “Três Tigres” faz a leitura com a turma;
 Em seguida pede para eles escrever palavras que comecem com a mesma letra e com som semelhante;
Ensinar aos alunos a relação de sílabas e após pedir para eles montar uma coluna com as palavras do Trava- língua em que tenham 1; 2; 3 e 4 sílabas
3.   recursos necessários
texto








PLANO DE TRABALHO DOCENTE 3

Dados de Identificação: Luciane Stepanski;
Disciplina: Língua Portuguesa;

Série: séries iniciais


 Conteúdo: palavras através do desenho
Objetivo Geral: através do desenho a criança perceber a relação do som e da palavra;
Passo a passo da atividade:Secionar várias palavras com sons semelhantes e pedir para eles desenhar, a fim   de que percebam que apesar do som ser parecido as palavras têm significados diferentes: sapo; pato; prato; rato; faca; vaca; mata. Comparar os desenhos através de um varal e perguntar quais eles conhecem.

 Sel








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