sexta-feira, 22 de junho de 2018

Refletindo com Vigotsky/ Piaget/ Wallon


Quadro de análise- comparação teórica

Lev Vigotsky
Jean Piaget
Wallon
Interacionismo social
Construtivismo
Processo de desenvolvimento constante
Zona do desenvolvimento
proximal

Emocional/ ser sócio cognitivo
Aprendizagem (de fora para
Dentro)
Imitação recurso de aprendizagem
Cultura e meio social
Relação de troca com o meio
Aprendizagem através
De estágios do desenvolvimento:
           sensório motor
           pré- operatório
           pré- operatório concreto
(dificuldade com abstrato; noçao de volume
          Operatório formal
           ( aprendizado de dentro para fora)
           interação social





*pensamento egocêntrico/ pensamento lógico
* pensamento socializado
* assimilação/ repetição
* noção de tempo e espaço
* irreversibilidade

Troca relacional
Sincretismo Subjetivo
Imitação recurso de aprendizagem
Estágio impulso emocional;
Estágio sensório motor e projetivo;
Estágio motor projetivo;
Estágio personalismo;
Estágio categorial;
Estágio da adolescência
Inteligência prática e discursiva


 Cada autor contribui de uma forma significativa na relação da aprendizagem, a questão da zona do desenvolvimento proximal apresentada por Vigotsky é um fator de suma importância nas relações sociais, porquanto cada indivíduo trás consigo uma bagagem cultural que pode compartilhar , através de um ambiente que promove diferentes aprendizagens.
 O desenvolvimento será maior para aqueles em que há diversas pessoas envolvidas neste processo. Entretanto, há aqueles que utilizam deste espaço para outros fins, que às vezes até ensina, no entanto não de forma produtiva. Por isso o meio social deve ser investigado com um olhar mais minucioso, por que certamente influenciará nas atitudes e desenvolvimento de cada indivíduo; não que com o tempo e através de outras interações não consiga seguir alternativas diferentes daquelas que estão em seu contexto social.
Ambos os autores mostram a questão construtivista construída através de um ambiente interacional, para PIAGET os estágios do desenvolvimento devem ser observados, uma vez que adquirimos capacidades à medida que vamos nos desenvolvendo, é claro que isso depende, segundo Vigotsky da maneira como estamos sendo estimulados pelos sujeitos que nos acompanham nestes estágios, bem como o  meio ambiente que estamos inseridos.
Wallon, chama atenção para o processo de desenvolvimento constante, pois segundo o autor, estamos sempre nos renovando a cada estágio que iremos ao longo da vida nos adaptando, este processo é muito importante, pois envolve o cognitivo e o emocional de cada indivíduo. Importante perceber o quanto o emocional influência no desenvolvimento.
Com isso, penso que as interações sociais e  relacionais vão sendo adquiridas através do meio físico , que promove o desenvolvimento cognitivista, permitindo cada ser através da assimilação apropriar-se do que está aprendendo e de forma constante esta aprendizagem vai sendo transformada/ renovada e ao mesmo tempo recriada dentro de cada um, muitas vezes de forma superior, outras inferir, dependendo da capacidade e habilidade de cada um.

FONTES
Dongo Montoya, A. O. (2005). Pensamento e Linguagem: percurso Piagetiano de Investigação; Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
A concepção do desenvolvimento de Lev S. Vygotsky e sua influência no contexto escolar. Disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51565 acesso dia 07 de abril de 2018;
Lev Vigotski - Desenvolvimento da linguagem disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE acesso em 06 de Abril de 2018.
 FERREIRA, A. L.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. - Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação; Educar, Curitiba, n. 36, p. 21-38, 2010. Editora UFPR.
Apontamentos sobre a teoria de Henri Wallon disponível em:


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