segunda-feira, 7 de maio de 2018

Como seria uma avaliação justa?



A avaliação deve ser vista de forma constante pelo professor; deve levar em consideração toda a postura do aluno; sua participação; reflexões e não somente os números classificatórios e quantitativos de uma prova ou trabalhos. O processo de aprendizagem é algo que vai sendo construído ao longo do trimestre e suas etapas são importantes para uma boa avaliação. A avaliação mediadora, por conseguinte consiste num processo educativo amplo que só ocorre por meio da ação-reflexão, para a busca do conhecimento construtivista, considerando a prática pedagógica na escola, a relação entre ensino e a aprendizagem, entre o programa e os objetivos e a relação professor-aluno, levando-se em conta os dados qualitativos e todo o percurso do aluno; bem como suas habilidades e dificuldades.

Luckesi (1995) nos permeia a reflexão sobre um ensino mais diagnóstico e não tão avaliativo. Segundo Ferreira (1992) diz que o cotidiano escolar está todo permeado por esta prática avaliativa que se distanciou da função diagnóstica ou formativa.

O que é considerado uma grande verdade, pois ainda temos que sujeitar nossos alunos à provas e estabelecer notas /conceitos para suas aprendizagens; que particularmente não acredito poderem ser aferidas dessa forma, é muito mais complexo este avaliar para ser algo justo, no entanto o Sistema ainda está cercado desta postura cheia de números e formas avaliativas por quantidades e classificações.

A qualidade do ensino também depende da avaliação, por que o aluno também espera ser avaliado de forma que estes números possam mediar seu potencial e conhecimento, contudo acredita-se que esta rotina deva mudar e estabelecer novas formas de avaliar o aluno, até por que cada um possui seu tempo de aprendizado que não é igual para todos.

REFERÊNCIA

FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:____. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002. p.39-61.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002

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