quinta-feira, 12 de abril de 2018

Como professor, já refletistes sua metodologia de aula?



 Quadro mostrando as diferenças de cada modelo na posição do professor e do aluno:





Pedagogia diretiva e seu pressuposto epistemológico

Pedagogia não-diretiva e seu pressuposto epistemológico

Pedagogia relacional e seu pressuposto epistemológico

Aluno: mero ouvinte
Sala de aula com classes separadas e alunos enfileirados.
   
Aluno: liberdade para aprendizagem
      
Aluno e professor determinam-se mutualmente.Assimilação- acomodação
Professor: voz ativa
Professor (centro das atenções)

Professor: Facilitador- auxiliar do aluno; O professor não-diretivo acredita na liberdade do aprender.
Professor e aluno determinam-se mutuamente.
Nesta relação, o ensino e a aprendizagem são polis dicotômicos: o professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará.

A interferência do meio - físico ou social - deve ser reduzida ao mínimo. Ensino e aprendizagem não conseguem fecundar-se mutuamente: a aprendizagem por julgar-se autossuficiente e o ensino por ser proibido de interferir
O aluno, além de aprender, passa a ensinar. Nesta relação, professor e alunos avançam no tempo. O professor aprende como se ensina constantemente.

Pedagogia: empirista
Reprodução do autoritarismo, da coação, da heteronomia, da subserviência, do silêncio, da morte da crítica, da criatividade, da curiosidade.

Pedagogia: apriorista
Conhecimento nato na herança genética, ou seja, se não aprende é por que há “déficit”. Não construtivista.
Pedagogia Relacional
(Construtivista)
“Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente renovada entre a continuidade e a novidade”
























   Importante construirmos um ambiente em que os alunos participem; tenham autonomia e construam seu conhecimento através da crítica; reflexão e capacidade de análise. Nesse sentido, refletir sobre nossas práticas educacionais também auxilia na construção deste ambiente. 
 A linha da pedagogia relacional (construtivismo), professor e aluno completam a aprendizagem de forma constante e em conjunto. Ambos são capazes de aprender e de ensinar. Há uma relação de participação ativa de todos os envolvidos, nesse sentido o conhecimento é construído à medida que as relações vão interagindo dentro do ambiente escolar; sempre de forma compartilhada.


Referências: BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, p.89-96, 01 jun. 1994. Semestral. 19(1). Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/260250772/BECKER-Fernando-Modelos-pedagógicos-e-modelos-epistemológicos-2-pdf>. Acesso em: 22 abr. 2018.

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