Muitas vezes escuto sobre a dificuldade de encontrar o texto ideal para ser trabalhado com determinada turma. Sim, eu também concordo. Mas uma dica é construirmos àqueles textos "inexistentes" que tanto queremos, principalmente os professores de Língua Portuguesa, e são estes os que mais reclamam... Eu penso que tudo aquilo que não gostamos, devemos ao menos tentar fazer melhor. E é claro que há textos maravilhosos para serem trabalhados com os educandos, no entanto às vezes falta aquele texto que sabemos que irá trazer um benefício maior— que irá fazê- los refletir. E foi assim que resolvi escrever os textos (criá-los) muitas vezes para conseguir contextualizar a gramática de forma mais interpretativa e tem dado certo. Dependendo do que vou trabalhar faço adaptações, senão eu escrevo utilizado dentro do texto o que irei trabalhar. Na maioria das vezes não me identifico como autora do texto, gosto de ver a reação deles! Segue abaixo o texto que fiz para trabalhar as regras de acentuação gráfica - oitavo ano- faixa etária 14-16 anos:
Ahhh... Adolescentes!
“Vivem como reis num
lugar que imaginam ser de camponeses— não percebem o quanto seus familiares e responsáveis sacrificam-se para apenas
ver um sorriso em seus rostos, muitas vezes distantes; mas perto em
pensamentos... Sorrisos estes muitas vezes transformados em lágrimas e lamúrias
(para você que se pergunta, mas o
que é isso? Pois é meu “irmão”, temos que estudar e começar
entender a linguagem culta, que é o nosso passaporte para um futuro
“promissor”, espero que você saiba o que é isso também, ou senão terás que pegar um dicionário ( dá preguiça
né?). Valorize seu professor— que
aposto que sempre facilita sua vida e no final do texto já lhe proporcionou o tal “vocabulário”
das palavras que você por falta de
hábito e por conta de seu linguajar
“descontraído” e não “discontraído”, porque este segundo está errado e para saber o
certo, eu tenho que estudar, praticar, ter
hábitos de estudo e não ser: cheio de (gírias)
isso você sabe né? Lamentável de
nossa ingratidão. Se acham
estranhos, mas têm atitudes que são
estranhas: isolados e às vezes inquietos. Tenham a certeza que o mundo não está contra nós, sim, exatamente: somos nós que estamos contra ele (o mundo). É
melhor entendermos que não somos os donos dele, temos que fazer por merecer
todo amor que recebemos e não percebemos...” Att um de vocês: adolescente- o autor desconhecido
Vocabulário- lamúria- lamentação,
reclamação, queixa, etc.
Promissor- esperançoso favorável; com boas condições.
Promissor- esperançoso favorável; com boas condições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário