segunda-feira, 17 de julho de 2017

REFLEXÃO CONCEITUAL

Quando conseguimos— através das pesquisas, leituras e a relação da prática com a teoria elencar os conceitos adquiridos, estamos além de absorver o conhecimento; estamos percebendo o quanto é importante ampliar cada vez mais  as possibilidades de aprendizagens. Neste semestre, dentro dos diversos conceitos tais como: gestão democrática; participação; processos participativos; professor reflexivo; redes de aprendizagens; projetos (políticos e pedagógicos; projetos participativos); processos coletivos; relações interpessoais na vida adulta; aprendizagens na vida adulta; políticas públicas educacionais; cidadania e autoria.Podemos perceber que todos fazem parte do conceito chamado ESCOLA, ou INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Todos estes foram propostos pelas interdisciplinas ao longo do semestre, buscando uma reflexão das conexões estabelecidas entre eles. O âmbito escolar abrange uma série de fatores importantes e que se correlacionam. Entender esta ligação e, além disso, perceber a necessidade e importância que cada um deles exerce não só dentro da escola, mas também fora dela é um dos principais objetivos propostos na elaboração da síntese reflexiva que procede.
O trabalho em sala de aula como educador para quem é professor-aluno possibilita uma relação diferenciada, principalmente no que se diz na questão empática, pois lecionar e estar também como aluno é sentir as aflições, os anseios, as dificuldades. Perceber o quanto àquele que orienta necessita estar atento para que os objetivos do ensino-aprendizagem se concretizem, mas não só isso a postura como aluno em busca de sua autonomia, também é fundamental neste sentido. Saber o seu objetivo dentro da instituição, estar em const
ante busca pelo conhecimento e participar na construção dele.

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