Professora- Luciane Stepanski- UFRGS- PEAD- eixo V- refletindo sobre autonomia
Segundo Gadotti, reformas curriculares e regimentos comuns acabam salientando os mecanismos de dominação e subordinação de pessoas e instituições a burocracias incrustadas há anos no poder do Estado sem nenhuma capacidade de renovação. Para o autor, uma escola autônoma é aquela capaz de resistir ao poder instituído e, ao mesmo tempo, de instituir novas relações sociais.
Observando e refletindo sobre a realidade vivida em sala de aula percebe-se que nós (professores) não podemos seguir um padrão engessado de normas, porque cada turma tem suas características e alunos que aprendem de formas diferenciadas e em tempos diferentes. É de extrema importância, sim, estar disposto a aprender e renovar-se, perceber qual o público que possuímos em sala de aula e buscar formas de atingi-lo. Para isso não é preciso muito: apenas estar atento ao que nos cerca e como nossos alunos reagem à nossas aulas. A curiosidade do olhar, a vontade de estar ali, e mais ainda, em permanecer ali... É preciso ouvi-los; e também fazer uma autoanálise de nossa postura pedagógica, isto é, perceber as falhas, os acertos e estar dispostos (as) às mudanças.
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