Os relatórios de projetos e trabalhos realizados em sala de aula são de suma importância. Cada registro que o professor faz sempre acaba de certa forma incentivando o aluno. Estes registros exigem do educador um olhar mais integral sobre suas próprias aulas, porque ao registrar coloca em evidencias tudo que esta realizando com sua turma, podendo assim fazer uma auto-análise e reflexão.
Os registros muitas vezes vão sendo esquecidos e colocados de lado, porque na correria do dia a dia escolar, o professor se detém a muitas coisas, no entanto este trabalho que chama-se portfólio se faz necessário, à medida que as atividades são realizadas e analisadas: é possível melhorá-las.
A importância do registro escrito, elaborado a partir das observações das pequenas cenas do ambiente escolar, nos é apresentada por Hoffmann utilizando o pensamento vygotskiano " a escrita representando a nossa fala, exige uma reorganização do pensamento, uma maior reflexão e conexão entre as ideias defendidas"
Quando escrevemos temos a possibilidade de esclarecer de forma mais organizada , muitas vezes nossa fala do que o próprio pensamento, que é o reflexo de nossas reflexões e entendimento. Estes relatórios dependem diretamente do interesse do professor em realizar anotações diárias e sistemáticas de seu trabalho com seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário