À sombra desta
mangueira- Paulo Freire- SÍNTESE
Dialogar à sombra desta Mangueira é uma metáfora utilizada por Paulo Freire para convidar o leitor a refletir suas ideias sobre o processo de ensino-aprendizagem no âmbito educacional.
Este livro pode ser utilizado nos dias atuais, pois o
pensamento de Paulo Freire está voltado para uma Educação num espaço moderno,
mas em que os papeis de cada um que compõe este quadro Institucional execute
suas funções com pleno desenvolvimento, no entanto a responsabilidade geral com
a Educação não é individual e sim, de todos.
A busca por uma educação que reconheça os conhecimentos e a
participação dos educandos no processo de aprendizagem. Com pensamento voltado
para o senso crítico, analisando a importância dessa educação no contexto do
neoliberalismo e pós-modernidade.
Nesse sentido, todas as práticas que envolvem a educação,
inclusive o aspecto político do ato de educar, torna-se algo a ser repensado e
muito bem planejado.
Sendo assim, apesar
da grande contribuição do educador, que pode conseguir bons ouvintes através de
suas palavras, é importante considerar que deve priorizar bons participantes
ativos, com poder argumentativo e que possam fazer críticas que irão contribuir
no avanço de uma educação de qualidade e com educandos pensantes. Agentes de
suas próprias decisões e compartilhar o conhecimento adquirido com pleno
desenvolvimento e eficácia.
Existem diversas vertentes, muitas possibilidades e colocá-las em prática dentro de sala de aula, ainda que nem uma seja, em si, neutra. É com toda certeza, uma prática dentro de sala de aula. ainda que nem uma educação seja, em si, neutra. É com toda certeza, uma prática que deve ser construída cada um sendo responsável por suas atividades e contemplando de forma totalitária o âmbito educacional. As práticas educacionais tendem a evoluir, portanto somos todos responsáveis quando o assunto é educação, pois educamos e somos reeducados constantemente. Paulo Freire faz uma reflexão dialogada com o leitor sobre a questão de hoje o impossível pode vir a ser possível um dia. Então, nada é imutável, e nem tão exato. As coisas mudam e nós devemos acompanhar estas mudanças, do contrário nossos pensamentos acabam ficando retóricos e ultrapassados.
Temos que sair da zona de conforto, temos que agir de forma consciente e acreditar que podemos sim fazer a diferença nas áreas do conhecimento, basta que rompemos nossos preconceitos e nossas próprias limitações.
Utilizar da curiosidade para que as práticas pedagógicas não caiam em rotinas massantes e que desgastam os alunos. Utilizar diversidade de recursos no ensino e proporcionar aprendizagem de forma ampla e socializante. Estar ciente do quando podemos transformar a educação em algo agradável de ser praticado.
À sombra desta mangueira, FREIRE, Paulo; 2000 ed. Olho D´ àgua
Nenhum comentário:
Postar um comentário