Você já conhecia a história das pessoas com deficiência?
Conhecia este movimento no Brasil?
O texto proposto na interdisciplina me fez refletir sobre tais conhecimentos na História
das pessoas com deficiência que eu não tinha tomado ciência até então;
principalmente no que ocorreu em nosso passado. Me chamou atenção o contexto
educacional em que era comum práticas de abandono e total descaso com crianças
de deficiência física, sensorial e mental. Elas eram totalmente descartadas,
bem como as de pessoas com deficiência mental, entre outras doenças
consideradas problemas e despesas para sociedade. Na Europa até a difusão do
cristianismo, entre os milagres de Cristo, em que aparece um grande número de cura
aos deficientes de forma geral, eles eram totalmente ignorados e extintos. A
inquisição católica na Idade Média, foi responsável pelo sacrifício de pessoas
com deficiência mental entre outros está o "MALLEUS MALEFICARUM"
(1482), manual de semiologia,capaz de diagnosticar bruxas e feiticeiros,os
quais eram destinados à fogueira e exterminados de forma cruel ao fogo.
A Constituição Federal (1988) estabelece que a Educação Inclusiva, advoga que o ensino
especial é um conjunto de recursos, serviços e atendimento educacional
especializado, disponibilizado aos alunos com deficiência. direito de todos,
garantindo atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,
preferencialmente na escola regular. Em 1989, a Lei Federal 7853 –no item da Educação,
prevê a oferta obrigatória e gratuita da Educação Especial em estabelecimentos
públicos de ensino e prevê crime punível, com reclusão de um a quatro anos e
multa para os dirigentes de ensino público ou particular que recusarem e
suspenderem, sem justa causa, a matrícula de um aluno. Mas agora em pleno séc.
XXI eu faço a seguinte reflexão: e nós educadores quando irão preparar,
investir para que possamos dar uma educação de qualidade aos alunos com
deficiência? Por que não há investimento para o público com deficiência?
A sociedade não sabe nem os direitos que seus filhos
portadores de deficiência possuem... E a realidade do professor de sala de aula
com em média trinta e quatro alunos por sala de aula, sendo que muitas vezes
seis deles possuem laudo não têm atendimento especializado e nem o próprio
professor total conhecimento de suas necessidades.
Ao analisar os materiais, mesmo já tendo ouvido e lido
relatos sobre a história da deficiência ainda que de forma mais ampla, é
difícil de imaginar certas atitudes acontecendo com naturalidade, mesmo
compreendendo como uma construção histórica e social na luta contra o
preconceito e exclusão dos deficientes.
Mas falando da história da deficiência no Brasil e do mundo
percebe-se momentos marcantes que nos trazem reflexões não simplesmente para a
nossa prática em sala de aula, mas também e principalmente construções e
reconstruções do nosso ser enquanto individuo e sociedade.
È interessante notar que presenciamos situações ainda de
preconceito, e exclusão, por exemplo: as dificuldades como acesso a entrada em
ônibus, lugares e rua, isto considerando dificuldades em apenas uma das
deficiências, poderíamos listar diversas situações, enfatizando a resistência
em incluir todos em uma sociedade justa. Também a falta de educação qualitativa
de profissionais e apoio humano e pedagógico na escola.
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