terça-feira, 7 de novembro de 2017

Você  já conhecia  a história das pessoas com deficiência?

Conhecia este movimento no Brasil?

Fomos levados à esta reflexão na interdisciplina  de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais

O texto proposto na interdisciplina me fez refletir sobre tais conhecimentos na História das pessoas com deficiência que eu não tinha tomado ciência até então; principalmente no que ocorreu em nosso passado. Me chamou atenção o contexto educacional em que era comum práticas de abandono e total descaso com crianças de deficiência física, sensorial e mental. Elas eram totalmente descartadas, bem como as de pessoas com deficiência mental, entre outras doenças consideradas problemas e despesas para sociedade. Na Europa até a difusão do cristianismo, entre os milagres de Cristo, em que aparece um grande número de cura aos deficientes de forma geral, eles eram totalmente ignorados e extintos. A inquisição católica na Idade Média, foi responsável pelo sacrifício de pessoas com deficiência mental entre outros está o "MALLEUS MALEFICARUM" (1482), manual de semiologia,capaz de diagnosticar bruxas e feiticeiros,os quais eram destinados à fogueira e exterminados de forma cruel ao fogo.

A Constituição Federal (1988) estabelece que a  Educação Inclusiva, advoga que o ensino especial é um conjunto de recursos, serviços e atendimento educacional especializado, disponibilizado aos alunos com deficiência. direito de todos, garantindo atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na escola regular. Em 1989, a Lei Federal 7853 –no item da Educação, prevê a oferta obrigatória e gratuita da Educação Especial em estabelecimentos públicos de ensino e prevê crime punível, com reclusão de um a quatro anos e multa para os dirigentes de ensino público ou particular que recusarem e suspenderem, sem justa causa, a matrícula de um aluno. Mas agora em pleno séc. XXI eu faço a seguinte reflexão: e nós educadores quando irão preparar, investir para que possamos dar uma educação de qualidade aos alunos com deficiência? Por que não há investimento para o público com deficiência?

A sociedade não sabe nem os direitos que seus filhos portadores de deficiência possuem... E a realidade do professor de sala de aula com em média trinta e quatro alunos por sala de aula, sendo que muitas vezes seis deles possuem laudo não têm atendimento especializado e nem o próprio professor total conhecimento de suas necessidades.




Ao analisar os materiais, mesmo já tendo ouvido e lido relatos sobre a história da deficiência ainda que de forma mais ampla, é difícil de imaginar certas atitudes acontecendo com naturalidade, mesmo compreendendo como uma construção histórica e social na luta contra o preconceito e exclusão dos deficientes.

Mas falando da história da deficiência no Brasil e do mundo percebe-se momentos marcantes que nos trazem reflexões não simplesmente para a nossa prática em sala de aula, mas também e principalmente construções e reconstruções do nosso ser enquanto individuo e sociedade.


È interessante notar que presenciamos situações ainda de preconceito, e exclusão, por exemplo: as dificuldades como acesso a entrada em ônibus, lugares e rua, isto considerando dificuldades em apenas uma das deficiências, poderíamos listar diversas situações, enfatizando a resistência em incluir todos em uma sociedade justa. Também a falta de educação qualitativa de profissionais e apoio humano e pedagógico na escola.

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