domingo, 1 de outubro de 2017

Empatia- importância na relação com próximo

"Que direito tem alguém de viver num mundo feliz, que pode expressar-se livremente enquanto exista o outro mundo e alguém seja parte dele?"

Ser empático e refletir sobre o que nos cerca, aprender com as experiências do próximo é algo que nos faz evoluir,  mas para isso temos que estar dispostos a ouvir; muitas vezes abrir mão daqueles pensamentos com intuitos de julgamentos e mantermos neutros, pois a neutralidade também é uma forma de reflexão.
Foucaut e Rorty- situam o sujeito no espaço da experiência. Estética: sensação, sensibilidade, percepção pelos sentidos ou conhecimento sensível -sensorial.
Esse termo aparece vinculado à estética, já em Aristóteles, como um elemento decisivo para conduzir a vida, fazendo o papel do sensível para o julgamento moral. que nos ajuda a avaliar e ponderar cada situação. [...] refinar nossa capacidade de decidir. Estar disposto a refletir sobre como seria se a situação com o próximo s revertesse para mim.
A empatia que é basicamente a capacidade de se colocar no lugar do outro, seria uma das alternativas para o combate a diversas formas de violências; preconceito; discriminação; falta de respeito e falta de tolerância, seja ela qual for.


Nenhum comentário:

Postar um comentário