domingo, 18 de junho de 2017

Reflexão- fatores intra e extraescolares

Reflexões sobre fatores intra e extraescolares

Os Fatores intraescolares sempre foram presentes nas escolas, bem como programas e planos de desenvolvimento e são basicamente uma questão a ser analisada e estudada com cautela, pois abrange (condições de acesso e permanência a todos, recursos de materiais pedagógicos, bibliotecas, laboratórios, condições de formação e valorização salarial do professor, Constituição de Processos mais participativos e mais democráticos de Gestão e de Organização das escolas e do Sistema de ensino (participação da sociedade a discutir e definir qual qualidade de educação que queremos), a questão curricular, carga horária, plano pedagógico ( práticas avaliativas-pedagógicas sucessivas reprovações,etc. ), o ambiente escolar como um todo.
Já os extraescolares: política de governo que acabam afetando a educação, a falta de motivação; falta de condição socioeconômica dos alunos; que abrangem má alimentação; higiene; desemprego; drogas; violência; vulnerabilidade familiar; gravidez precoce; entre tantos outros fatores que influenciam os alunos a abandonar a escola.

 Nesta perspectiva, a questão é muito mais complexa que se possa definir, porque ela apesar de ser visível e concreta é um problema que deve ser enfrentado no campo político e é claro, também no pedagógico, porém este segundo exerce uma força menor e depende do primeiro. Existem falhas no cumprimento do papel do Estado, mas também em relação à família; no que se diz relacionado aos problemas extraescolares, no entanto no que se diz respeito a fatores intraescolares a escola exerce um papel principal, por ocorrer dentro dela. E por isso, possuem problemas de origem pedagógica, como o currículo, a carga horária das disciplinas, o ambiente escolar, aulas tradicionais, os professores (desqualificados, desmotivados e mal remunerados), as sucessivas repetências, a distorção idade-série, a formação deficitária no Ensino Fundamental e a frustração em relação ao conteúdo que não faz conexões com o cotidiano nem apresenta aplicações futuras, etc.
Devemos promover a educação democrática e de qualidade social para todos. Uma qualidade de ensino, qualidade da educação, visão mais ampla (igualdade), ensino adequado para a faixa etária, domínio de conteúdo e senso crítico, infraestrutura adequada com professores qualificados e bem remunerados é promover condições de se encaminhar para um futuro promissor no âmbito educacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DOURADO, Luiz Fernandes, in  Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007.
Vídeo Debate qualidade da educação. Disponível em http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5402 acesso 18 de jun. de 2017
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar. A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002 (coleção Inovação pedagógica). Cap. 1: A Inovação educativa hoje, p.14-40.

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