Reflexões sobre fatores intra e
extraescolares
Os
Fatores intraescolares sempre foram presentes nas escolas, bem como programas e
planos de desenvolvimento e são basicamente uma questão a ser analisada e estudada
com cautela, pois abrange (condições de acesso e permanência a todos, recursos de
materiais pedagógicos, bibliotecas, laboratórios, condições de formação e
valorização salarial do professor, Constituição de Processos mais
participativos e mais democráticos de Gestão e de Organização das escolas e do
Sistema de ensino (participação da sociedade a discutir e definir qual
qualidade de educação que queremos), a questão curricular, carga horária, plano
pedagógico ( práticas avaliativas-pedagógicas sucessivas reprovações,etc. ), o
ambiente escolar como um todo.
Já
os extraescolares: política de governo que acabam afetando a educação, a falta
de motivação; falta de condição socioeconômica dos alunos; que abrangem má
alimentação; higiene; desemprego; drogas; violência; vulnerabilidade familiar;
gravidez precoce; entre tantos outros fatores que influenciam os alunos a
abandonar a escola.
Nesta perspectiva, a questão é muito mais
complexa que se possa definir, porque ela apesar de ser visível e concreta é um
problema que deve ser enfrentado no campo político e é claro, também no
pedagógico, porém este segundo exerce uma força menor e depende do primeiro.
Existem falhas no cumprimento do papel do Estado, mas também em relação à
família; no que se diz relacionado aos problemas extraescolares, no entanto no
que se diz respeito a fatores intraescolares a escola exerce um papel
principal, por ocorrer dentro dela. E por isso, possuem problemas de origem
pedagógica, como o currículo, a carga horária das disciplinas, o ambiente
escolar, aulas tradicionais, os professores (desqualificados, desmotivados e mal
remunerados), as sucessivas repetências, a distorção idade-série, a formação
deficitária no Ensino Fundamental e a frustração em relação ao conteúdo que não
faz conexões com o cotidiano nem apresenta aplicações futuras, etc.
Devemos promover a educação democrática e de qualidade
social para todos. Uma qualidade de ensino, qualidade da educação, visão mais
ampla (igualdade), ensino adequado para a faixa etária, domínio de conteúdo e
senso crítico, infraestrutura adequada com professores qualificados e bem
remunerados é promover condições de se encaminhar para um futuro promissor no
âmbito educacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DOURADO, Luiz Fernandes, in Educ.
Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007.
Vídeo Debate qualidade da educação. Disponível em http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5402
acesso 18 de jun. de 2017
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar. A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed,
2002 (coleção Inovação pedagógica). Cap. 1: A Inovação educativa hoje, p.14-40.
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