sexta-feira, 9 de junho de 2017

Parecer Descritivo- Construção reflexiva

SUGESTÕES DE PARECER DESCRITIVO


"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" - Augusto Cury.

Muitas vezes o professor não sabe como construir um "parecer descritivo", tenho observado isto nas escolas onde atuo, por isso resolvi pesquisar sobre e contribuir com aspectos que acho fundamental serem observados na hora da construção de um parecer e que muitas vezes não acontece.

Os Pareceres descritivos poderão seguir as sugestões a partir da observação dos seguintes critérios:

*A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos; *Registrar o que o aluno progrediu;
* Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
* É preciso realizar e registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no trimestre para seu desenvolvimento;* Deve-se proceder relação com o registro anterior, ou seja, a cada trimestre;

Sugestões para iniciar relatórios

* Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...
* Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste trimestre...
* A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
* Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

Desenvolvimento cognitivo

Considerar todo e qualquer avanço do aluno (a);

Muito importante conhecer as dificuldades e limitações de cada aluno para saber até onde se pode ir, e de que forma irá trabalhar para não causar frustrações no aluno;

Conversar com os responsáveis, estabelecer estratégias de aprendizagens em conjunto;

Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
   Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
 Estudar, pesquisar as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem para cada aluno (a).



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário