SUGESTÕES
DE PARECER DESCRITIVO
"Educar
é semear com sabedoria e colher com paciência." “Pais Brilhantes,
Professores Fascinantes" - Augusto Cury.
Muitas vezes o professor não sabe como construir um "parecer descritivo", tenho observado isto nas escolas onde atuo, por isso resolvi pesquisar sobre e contribuir com aspectos que acho fundamental serem observados na hora da construção de um parecer e que muitas vezes não acontece.
Os
Pareceres descritivos poderão seguir as sugestões a partir da observação dos
seguintes critérios:
*A
avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos; *Registrar
o que o aluno progrediu;
*
Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação,
solidariedade, posicionamento, sentimentos;
* É
preciso realizar e registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no
trimestre para seu desenvolvimento;* Deve-se proceder relação com o registro anterior, ou seja, a cada trimestre;
Sugestões
para iniciar relatórios
*
Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o
aluno...
*
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste
trimestre...
* A
partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
*
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento
cognitivo
Considerar todo e qualquer avanço do aluno (a);
Muito importante conhecer as dificuldades e limitações de cada aluno para saber até onde se pode ir, e de que forma irá trabalhar para não causar frustrações no aluno;
Conversar com os responsáveis, estabelecer estratégias de aprendizagens em conjunto;
Abordar questões
COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de
desenvolvimento;
Analisar as
possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não
adquirida;
Descrever o
desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
Estudar, pesquisar as
necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de
ensino-aprendizagem para cada aluno (a).
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário