terça-feira, 29 de março de 2016

Você está vendo? Então olhe novamente. Tire do foco seu caráter de registro e olhe além, minuciosamente...

Olhos...
São tantos os formatos e diferentes cores, 
mas o que instiga é o que conseguem olhar
através do que veem... Prof.ª Luciane Stepanski





Na interdisciplina Seminário Integrador III, refletimos sobre a diferença de ver e olhar.
Num cenário abstrato você pode ver tanto o concreto, quanto o próprio abstrato, e muito além dele. Mas e a leitura da vida humana? Sob a ótica de um olhar é interessante analisarmos quanto o corpo fala, num simples gesto. Olhar... Este é um bom exercício não é mesmo? Podemos aplicar em qualquer cenário. Nesta perspectiva, segundo estudos na interdisciplina, nos tornamos observadores participantes ou não participantes, ou seja, eu participo quando eu analiso, quando me predisponho a refletir, fazer uma leitura mais científica, entretanto para isso necessito de pesquisa, de conhecer, saber ler nas entrelinhas, posso perceber através de exercícios diários de observação, porque a prática também me permite aprendizagem, feito isso  fundamento na teoria minhas evidências, neste ponto percebo que tudo que vejo ( observador não participante), aquele que só descreve elementos implícitos, posso transformar o meu ver num olhar, este olhar é mais dinâmico, mas detalhista, mais profundo, então me torno (observador participante), porque estou construindo uma identidade analítica sobre o comum, transformando em algo reflexivo...

Então deixo aqui o vídeo que a professora Simone Bicca, junto a nossa tutora Jacque Aguiar, nos fez refletir entre a diferença de "ver e olhar".

Assista o vídeo clicando no link abaixo, ou melhor "olhe-o..." Pense e analise quantas formas diferentes consegues olhar...
https://www.youtube.com/watch?v=jP3fYcCtPRQ





Acesse também meu blogger com minhas poesias:http://www.pensopoemalustepanski.blogspot.com.br/



4 comentários:

  1. Luciane,

    É muito bom sentir a vontade de ler o texto a partir de um título bem elaborado, sedutor ao leitor. Assim foi o teu nesta postagem. Também a inserção da figura do gato, que tem por característica reconhecida a curiosidade, provoca o interesse.
    E o texto, com seus questionamentos, corresponde. Continua te empenhando e crescendo.
    []'s
    Tutora Jacque
    SI

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciane!

    Ver é uma necessidade, é enxergar, mas não sentir. Olhar é refletir, vem de olhos, do nosso olhar, o qual transmite nossas emoções. Ver algo é não enxerga-lo em sua essência...Já o olhar,nos remete a sensibilidade.
    Tutora Silvana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora Silvana!
      Fico feliz com sua contribuição, nela você imprime com clareza a diferença entre ver e olhar. É uma reflexão que venho fazendo com mais frequência após o conhecimento adquirido, aliás vocês nos fazem cada vez mais refletir sobre essa grande diferença! Obrigada por estar sempre presente!

      Excluir
  3. Olá professora Jacque!
    Com o conhecimento adquirido no Seminário Integrador III sobre o olhar mais apurado na busca de uma postagem com qualidade, está resultando na busca constante desse objetivo! Obrigada pelo incentivo, e acredito sim, que provocar a curiosidade é um recurso que auxilia bastante, bem como os questionamentos e reflexão na hora da escrita.

    ResponderExcluir