sábado, 20 de abril de 2019

O papel da escola anos atrás e atualmente

Reescrita do dia 29/09/2018 disponível em https://lucianestepanskiaprendensina.blogspot.com/2018/04/cibercultura-influencia-tecnologica.html
Acho importante fazer uma retomada de como a educação vem evoluindo e que já avançamos em alguns pontos, embora haja muitos outros a serem aperfeiçoados


Percebe-se na reflexão de Varela & Uria o quanto a preocupação de uma mudança na educação ainda nos dias de hoje se faz necessária:

Neste espaço de domesticação, uma massa de crianças vai estar sujeita à autoridade de quem rege, durante uma parte importante de suas vidas, seus pensamentos, palavras e obras. O professor, do mesmo modo que outros técnicos de multidões ver-se-á obrigado, para governar, a romper os laços de companheirismo, amizade e solidariedade entre seus subordinados, inculcando a delação, a competitividade, as odiosas comparações, a rivalidade nas notas, a separação entre bons e maus alunos. Deste modo, qualquer tipo de resistência coletiva ou grupal fica descartada, e a classe converte-se numa pequena república platônica na qual a minoria absoluta do sábio impõe-se sobre a maioria inútil dos que são incapazes de regerem-se a si mesmos.( VARELA ; URIA, 1992, p.91-92)


Freire (1967) reflete as diversas formas de planejar as aulas, de forma que os projetos por aprendizagens ganham espaços, estas práticas envolvem liberdade; para que os alunos aprendam através de pesquisas, e também sobre seus interesses de pesquisa, os alunos têm liberdade para escolher. 
As escolas antigamente eram muito severas e de forma tradicional iam construindo o conhecimento, de maneira que o professor ditava as regras e os alunos só iam de forma mecânica exercendo o que lhes era mandado. Não havia liberdade de expressão e as condições dos alunos expor suas opiniões eram desconsideradas.
A partir das reformas nas escolas e na visão de conhecimento, com a vinda do conhecimento científico e de escolas mais relacionadas aos recursos humanos a situação foi melhorando, isto por que também havia interesse das camadas sociais para que existisse condições de melhorar a mão de obra nos serviços com pessoas mais qualificadas e de fácil entendimento.
Portanto, é importante analisar como era antigamente, pois por mais que possamos tentar fugir de métodos tradicionais, ainda há uma cultura que preenche este viés que pudemos ir modificando com práticas voltadas ao construtivismo. O papel da escola é possibilitar o desenvolvimento cognitivo de cidadãos críticos e participativos em seus próprios conhecimentos.

REFERÊNCIA

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Riode Janeiro: Paz e Terra, 1998;



______ Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1967. P.35;
VARELA, Júlia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, n. 6, 1992;



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