Acho importante fazer uma retomada de como a educação vem evoluindo e que já avançamos em alguns pontos, embora haja muitos outros a serem aperfeiçoados
Percebe-se na reflexão de Varela & Uria o quanto a preocupação de
uma mudança na educação ainda nos dias de hoje se faz necessária:
Neste espaço de domesticação, uma
massa de crianças vai estar sujeita à autoridade de quem rege, durante uma
parte importante de suas vidas, seus pensamentos, palavras e obras. O
professor, do mesmo modo que outros técnicos de multidões ver-se-á obrigado,
para governar, a romper os laços de companheirismo, amizade e solidariedade
entre seus subordinados, inculcando a delação, a competitividade, as odiosas
comparações, a rivalidade nas notas, a separação entre bons e maus alunos.
Deste modo, qualquer tipo de resistência coletiva ou grupal fica descartada, e
a classe converte-se numa pequena república platônica na qual a minoria
absoluta do sábio impõe-se sobre a maioria inútil dos que são incapazes de
regerem-se a si mesmos.( VARELA ; URIA, 1992, p.91-92)
Freire (1967) reflete as diversas
formas de planejar as aulas, de forma que os projetos por aprendizagens ganham
espaços, estas práticas envolvem liberdade; para que os alunos aprendam através
de pesquisas, e também sobre seus interesses de pesquisa, os alunos têm
liberdade para escolher.
As escolas
antigamente eram muito severas e de forma tradicional iam construindo o
conhecimento, de maneira que o professor ditava as regras e os alunos só iam de
forma mecânica exercendo o que lhes era mandado. Não havia liberdade de
expressão e as condições dos alunos expor suas opiniões eram desconsideradas.
A partir das
reformas nas escolas e na visão de conhecimento, com a vinda do conhecimento
científico e de escolas mais relacionadas aos recursos humanos a situação foi
melhorando, isto por que também havia interesse das camadas sociais para que
existisse condições de melhorar a mão de obra nos serviços com pessoas mais
qualificadas e de fácil entendimento.
Portanto, é
importante analisar como era antigamente, pois por mais que possamos tentar
fugir de métodos tradicionais, ainda há uma cultura que preenche este viés que
pudemos ir modificando com práticas voltadas ao construtivismo. O papel da
escola é possibilitar o desenvolvimento cognitivo de cidadãos críticos e
participativos em seus próprios conhecimentos.
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à prática educativa. Riode Janeiro: Paz e Terra, 1998;
______ Educação
como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1967. P.35;
VARELA, Júlia; ALVAREZ-URIA,
Fernando. A maquinaria escolar. Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, n.
6, 1992;
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