segunda-feira, 18 de março de 2019

A importância do Blog como ferramenta pedagógica

A reescrita se baseia no fato de apresentar uma ferramenta digital que possa fazer parte do ensino aprendizagem nos dias atuais em que a cultura digital se faz necessária.

A reflexão se dá a partir da utilização deste espaço na sala de aula, na função de professor, podendo interagir com os alunos e entre eles também haja esta interação. Além de ser uma forma de acompanhar o próprio desempenho do educando. Permitindo a utilização de ferramentas digitais para contribuir na elaboração de trabalhos, na construção de pesquisas.
Além de possibilitar esta troca de conhecimento com base em pesquisas, é importante relacionar o fato dos alunos poderem ser protagonistas de suas aprendizagens, terem um espaço para refletir e através da escrita, imagens, vídeos, entre outros, possam colocar em evidencias suas aprendizagens. Existem também o espaço definido como "bloquest" que além de informar, tem por objetivo a interação através de tarefas, desafios, que permitem o auno aplicar seus conhecimentos adquiridos de forma compartilhada.
O termo “blogquest” foi cunhado, no ano de 2003, pela professora Suzana de Souza Gutierrez durante seu mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A blogquest é uma adaptação da “WebQuest”, criada em 1995, pelo professor de Tecnologia Educacional, Bernie Dodge da Universidade de San Diego (San Diego State University) com o auxílio inicial do professor de Tecnologia Educacional, da SDSU/Pacific Bell Fellow, membro da Escola Unificada do Distrito de San Diego (San Diego Unified School District), Tom March.  Dodge (1997) afirma que a WebQuest orienta as pesquisas realizadas pelos estudantes que envolvem informações e recursos disponíveis na internet. Segundo esse autor, elas podem ser classificadas em WebQuest de curto prazo (Short Term) e de longo prazo (Longer Term). O que as diferenciam é o nível de complexidade das atividades propostas, que consequentemente podem ser desenvolvidas pelos estudantes em pouco tempo, um ou dois períodos de aula, ou que exijam maior tempo. 

Referência
Gutierrez, S. (2005) “Weblogs - introdução”

Nenhum comentário:

Postar um comentário