Cada interdisciplina teve um papel fundamental na construção dos Projetos de aprendizagens que elaborei com meus alunos a interdisciplina Literatura Infanto juvenil e Aprendizagens me trouxe o compromisso de buscar leituras que proporcionassem aos meus alunos reflexões sobre comportamento, mas também sobre a possibilidade de se colocar no lugar do outro.
Os textos que trabalhamos propõe diversas reflexões, entre elas o fato da
literatura buscar recursos para trabalhar as diferenças , fazendo com que se construa uma sociedade menos preconceituosa e mais
inclusiva. Esse fator deve realmente iniciar desde cedo começando com as
crianças, adolescentes e jovens adultos. Porque a discriminação ainda atua na
fase adulta de forma agressiva. A postura pedagógica em ter consciência dessa
problemática e ir em busca de literatura que abrange estes fatores, é realmente
um grande avanço nos dias de hoje, porque a gravidade do bullying, preconceito
racial ou social é um fator muito preocupante, devido a incidência de depressão
e doenças graves que pode ocasionar. Buscar formas de incentivar a igualdade
humana é sim, uma responsabilidade social e também pedagógica. Por isso, as questões temáticas que abrangem estes fatores estiveram presentes no processo de formação do meu estágio.
Zilberman (2005) recorre à experiência de autores como Manuel
Bandeira, João Ubaldo Ribeiro e Moacyr Scliar para salientar a importância da
leitura na vida adulta, se este processo for iniciado ainda na infância poderemos formar adultos mais reflexivos e mais sensíveis a interpretação da vida de forma mais empática tornando-os mais humanos.
Referencias
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AGUIAR, Vera Teixeira de et alii. Era uma vez... na
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Editorial, 2001.
PRIETO, Heloisa. Quer ouvir uma história? Lendas e mitos
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pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó; Argos, 2001.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil
brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
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