quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A relação do estágio e as aprendizagens no PEAD com a literatura Infanto Juvenil

Cada interdisciplina teve um papel fundamental na construção dos Projetos de aprendizagens que elaborei com meus alunos a interdisciplina Literatura Infanto juvenil e Aprendizagens me trouxe o compromisso de buscar leituras que proporcionassem aos meus alunos reflexões sobre comportamento, mas também sobre a possibilidade de se colocar no lugar do outro.

Os textos que trabalhamos  propõe diversas reflexões, entre elas o fato da literatura buscar recursos para trabalhar as diferenças , fazendo com que se construa uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva. Esse fator deve realmente iniciar desde cedo começando com as crianças, adolescentes e jovens adultos. Porque a discriminação ainda atua na fase adulta de forma agressiva. A postura pedagógica em ter consciência dessa problemática e ir em busca de literatura que abrange estes fatores, é realmente um grande avanço nos dias de hoje, porque a gravidade do bullying, preconceito racial ou social é um fator muito preocupante, devido a incidência de depressão e doenças graves que pode ocasionar. Buscar formas de incentivar a igualdade humana é sim, uma responsabilidade social e também pedagógica. Por isso, as questões temáticas que abrangem estes fatores estiveram presentes no processo de formação do meu estágio.
Zilberman (2005) recorre à experiência de autores como Manuel Bandeira, João Ubaldo Ribeiro e Moacyr Scliar para salientar a importância da leitura na vida adulta, se este processo for iniciado ainda na infância poderemos formar adultos mais reflexivos e mais sensíveis a interpretação da vida de forma mais empática tornando-os mais humanos.



Referencias

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil –gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

AGUIAR, Vera Teixeira de et alii. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

BOCHECO, EloíElisabet. Poesia infantil –o abraço mágico. Chapecó: Argos, 2002.

BUSATTO, Cléo. Contar & encantar. Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

MACHADO, Ana Maria. Ideologia e livro infantil. In: ___. Contracorrente –conversas sobre leitura e política. São Paulo: Ática, 1999.

___. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

PAULINO, Graça; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria Nazareth; CURY, Maria Zilda. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

PRIETO, Heloisa. Quer ouvir uma história? Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Editora Angra, 1999.SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó; Argos, 2001.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
 

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