sábado, 7 de janeiro de 2017

Nova proposta escolar- reflexão

ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO- TURMA H (2016/2).
Professores: Rosane Aragon; Silvana Corbellini; Credine Silva de Menezes.
Tutora: Carla Carvalho
Aluna acadêmica: Luciane Stepanski- 270891

REFLETINDO UMA NOVA PROPOSTA ESCOLAR

“A escola precisa transformar-se cada vez mais em laboratórios e menos em auditórios, só assim ela poderá recuperar a concretude da palavra, superando a cultura do silêncio que emudece os alunos.”
                                                                                                                                    Fernando Becker
A proposta pedagógica na minha concepção que pode vir a ter resultados satisfatórios é exatamente àquela que consegue fazer do educando um protagonista de sua história, que consegue fazer o som dos alunos se propagarem no ambiente e ser ouvido por todos de forma compartilhada, que haja respeito, que haja empatia e acima de tudo autonomia.
Os alunos possam entender seu papel na escola, que possam absorver de forma espontânea o conhecimento, através de atividades prazerosas e que contribuam com seu desenvolvimento e capacidades de aprendizagem. Segundo PIAGET (1988) é necessário que ocorram trocas no meio físico e social, sendo essas trocas, portanto, propriamente falando “formadoras”.
Que se formem cidadãos críticos que duvidem de verdades absolutas, que possam ir à busca de inovação: de respostas novas, que provoquem incertezas, que gerem dúvidas, que pesquisem ideias, que construam novas teorias, que sejam sujeitos com voz ativa e que também ensinem e possam entender que para isso é necessário aprender constantemente.
Segundo Piaget o conhecimento- se dá através da reflexão, então precisamos propor atividades que promovam esta finalidade, não há tempo para respostas prontas, o meio (ambiente) estrutura as respostas, estas que já estão no sujeito, antes mesmo do estímulo, porém elas não ocorrem sem o mesmo.
Logo, devemos aumentar a capacidade de aprender e para isso teremos condições de transformar o mundo e consequentemente a nós mesmos. O objetivo escolar terá resultados mais satisfatórios a partir do momento que possibilitar o pensamento, a intervenção, a ousadia, a novidade, a invenção. Conforme Becker “aprender entre a continuidade trazida pelo desenvolvimento, e a novidade trazida pela aprendizagem.”.

As práticas pedagógicas devem estar em constante busca do aperfeiçoamento, porque cada indivíduo tem suas diferenças, e juntos formam um grupo, dentro deste grupo as possibilidades devem ser estudadas para melhor atendê-los de forma que cada um tenha sua contribuição reflexiva nesta construção. 

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