Reflexões obtidas sobre a importância dos articuladores na construção de um texto.
Na interdisciplina Seminário Integrador II, obtivemos as explicações do professor Rafael Arenhaldt sobre a essencialidade da utilização dos nexos de coesão e coerência na produção textual, como atuo na área das Letras Português e suas literaturas, não poderia deixar de contribuir com a tabela que construi para trabalhar com meus alunos, os nexos sempre existiram, no entanto a forma como organizei-os dentro da tabela facilitou e muito a memorização dos mesmos.Um texto bem articulado, promove a reflexão das ideias do autor, bem como sua clareza e organização. Portanto, o uso dos articuladores abaixo é fundamental para um boa interpretação e construção textual.
VEJA ABAIXO, CADA UMA
DAS CONJUNÇÕES SUBORDINADAS e seus respectivos conectivos (nexos/articuladores):
CAUSAIS
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COMPARATIVAS
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CONDICIONAIS
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CONSECUTIVAS
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CONFORMATIVAS
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CONCESSIVAS
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TEMPORAIS
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FINAIS
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INTEGRA NTES
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|||||||
porque
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como
|
se
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que tal
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conforme
|
embora
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quando
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a fim de que
|
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|||||||
visto que
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assim como
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caso
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que tanto
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segundo
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mesmo que
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enquanto
|
para que
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uma vez que
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como quanto
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desde que
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de sorte que
|
consoante
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conquanto
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logo que
|
que
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Substitui a
O.S.S por ISSO
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|||||||
porquanto
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que mais
|
a não ser que
|
de modo que
|
como
|
ainda que
|
assim que
|
porque
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As conjunções
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|||||||
como
|
que nem
|
contanto que
|
de forma que
|
igualmente
|
por mais que
|
depois que
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Integrantes
Introduzem as
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||||||||
desde que
|
que menos
|
a menos que
|
de maneira que
|
por menos que
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agora que
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Inicia uma oração que indica a FINALIDADE da oração principal.
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O.S.S
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PROPORCIO-
NAIS
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que
|
qual qual
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sem que
|
sem que
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se bem que
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antes que
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salvo se
|
Que
|
posto que
|
desde que
|
À
medida
que, ao passo
que, à propor-
cão que,
quanto mais,
quanto menos
|
|||||||||||
Dão início
à oração subordinada com sentido
de CAUSA. (somente no início da frase)
|
estabelecem uma ideia de comparação expressa na oração
principal
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CONDIÇÃO
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revela a ideia de consequência
expressa pelo fato da oração principal.
|
expressam uma ideia de conformidade
em relação ao fato expresso na oração anterior.
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nem que
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até que
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dado que
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Sempre que
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OPOSIÇÃO
|
TEMPO
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ADITIVAS
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ADVERSATIVAS
|
ALTERNATIVAS
|
EXPLICATIVAS
|
CONCLUSIVAS
|
||
e (com sentido de adição)
|
Mas (e|com sentido de
adversidade: precedido de vírgula, ou seja, a vírgula vem antes)
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ou, ou... ou
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pois c/ sentido explicação: antes do verbo)
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Pois ( c/ sentido de conclusão: depois do
verbo)
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||
nem
|
porém
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ora... ora
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porque
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Por isso
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||
mas ainda
|
contudo
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seja... seja
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porquanto
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Portanto
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||
mas também
|
todavia
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quer...quer
|
que
|
Por conseguinte
|
||
também
|
no entanto
|
assim logo
|
||||
como também
|
entretanto
|
logo
|
||||
bem como
|
ao passo que
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senão (+)
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apesar disso
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senão (adversidade)
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||||||
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VEJA ABAIXO, CADA UMA
DAS CONJUNÇÕES COORDENADAS e seus respectivos conectivos (nexos/ articuladores):
Nota-se, que o
PORQUÊ tem três sentidos: EXPLICATIVO, CAUSAL E FINAL, assim como os demais
conectivos destacados em igualdade. Só que, cada um; tem um significado
diferente, basta interpretá-los dentro de um contexto.
Professora de Português e Redação Luciane Stepanski/ aluna acadêmica de Ensino à distância na modalidade Pedagogia/
Ufrgs- 2015/2
Oi Luciane. Ai Socorro! Voltei no passado quando li a tua postagem e me deu um arrepio. Brincadeirinha. Mas esse conteúdo de português, na idade que é ministrado pela primeira vez causa marcas no nosso gosto por ler e escrever assim como também no gosto por estudar nossa língua materna. É de se pensar, não achas? Que bom que organizaste dessa forma e que te preocupas em como os teus alunos irão memorizar. Muito interessante e importante essa tua prática e essa linha de raciocínio. Aliás estás de parabéns pois voltas a Universidade para aprender mais e fazer mais por teus alunos. Parabéns! É de professoras como tu que precisamos. Grande beijo Betynha, Jacque e Professor Rafael (Equipe do Seminário Integrador I e II – Turma D)
ResponderExcluirProf.ª Bethynha emociona-me ao ler seu comentário, pois és uma grande referência que encontrei aqui na UFRGS, assim como os demais professores cada qual com suas qualidades, isso sim, faz toda diferença. Voltar a estudar, e com uma grande demanda de trabalho,não é fácil para nem um de nós, mas o amor: vence qualquer barreira não é mesmo?! Estar na UFRGS, sempre foi o meu desejo, acabei atraindo-o para a realidade, pois sei que existe muita qualidade no ensino, confesso que foi ainda além de minhas expectativas, isso que elas já eram grandes! Palavra: gratidão. Agradeço a Deus todos os dias por esta conquista. E por estar nessa caminhada com vocês. Obrigada!
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