QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO:
A FALTA DE SAÚDE EMOCIONAL PODE GERAR DOENÇAS?
Lista das certezas provisórias (CP) e dúvidas temporárias (DT) que foram pesquisadas e sobre quais os textos abaixo se relacionam.
3 - O meio, nossa cultura e biologia, afetam nossa psique. (CP)
4 - Não é um fenômeno exclusivamente humano. (CP)
5 - Não podemos controlar nossas emoções nem o mundo onde vivemos. (CP)
6 - Podemos reinterpretar eventos geradores de mal estar mental. (CP)
3 - O que é saúde mental? (DT)
4 - Emoções e sentimentos são a mesma coisa? (DT)
6 - Existem diferenças de gênero? (DT)
Tassoni e Leite (2011) mostram em seus experimentos com seres humanos ao serem expostos a situações de conflito e alto nível de estresse, o quanto este fato pode afetar o psicológico e seus instintos, porque o meio, nossa cultura e biologia estão relacionados e nos modificam à medida que vamos interagindo e convivendo sob determinadas condições, no entanto de modo contrário também pode ser uma influência positiva, porque somos capazes de aprender interagindo nas trocas de aprendizagem, e essa capacidade nos acompanham por toda nossa existência, desde os primórdios dos nossos antepassados.
Piaget (1977) afirma que somente a cooperação leva à autonomia. Só tenho a capacidade de me colocar no lugar do outro, se sou capaz de dirigir uma capacidade voluntária de cooperar. Para que haja aprendizagem, é necessário interação. E isto ocorre desde nossas primeiras interações seja com o mundo, com nossos pais / familiares; objetos; animais.
Piaget (1998) nos permite reflexões importantes sobre estas interações, que possibilitam a mudança do sujeito em sua estrutura, assim como dos componentes do grupo como um todo. A interpretação é construída na reciprocidade entre os sujeitos, decorrente da descentração intelectual e através de atividades que envolvem possibilidades de cooperação, e, dessa forma, que se torna importante o trabalho em grupo, no sentido que haja troca, que a percepção do outro possa ser refletida e levada em consideração para as reflexões individuais de cada um.
Em relação à Certeza Provisória 4, entendo que a pergunta não fez menção à tomada de consciência, que houve o entendimento de acordo mais com a resposta trazida pelo colega Claudio do que em relação à afirmação em si. De repente podemos reformular.
4 - "A consciência não é um fenômeno humano". (CP)
Se estiver relacionado à consciência pode-se afirmar que somos semelhantes a outros animais em que somos diferentes, principalmente às reações ao medo; fome e reprodução como afirma Ledoux (1996).
O controle das emoções está mais relacionado aos pensamentos que refletem nas emoções, estas podem ser protegidas, desde que haja controle nos pensamentos. O mundo em que vivemos sofre constantes modificações das quais muitas são provocadas pelos próprios seres humanos, no entanto de maneira geral, não somos capazes de controlar tudo que nele acontece, até por que muitos elementos são imprevisíveis. Contudo, quanto mais conhecimento se tem em relação aos ocorridos no passado, pode-se de maneira científica prevenir-se para o futuro, que irá impactar no presente.
Em relação a reinterpretar eventos geradores de mal estar mental, precisa-se pesquisar um pouco mais para entender o conceito de Saúde Mental, que vem como Dúvida temporária 3. Segundo Nasi et al. (2009) saúde mental é a atenção e o cuidado referente aos sujeitos em sofrimento psíquico, incluindo a palavra: cuidado e não tratamento, porque estes sujeitos não podem ser reduzidos a um conjunto de sintomas e causas.
Reafirmando através das portarias SNAS nº 189, de 19 de novembro de 1991, e a SNAS nº 224, de 29 de janeiro de 1992, que regulamentaram a Política Nacional de Saúde Mental no país são contribuições importantes para a substituição da lógica manicomial para a psicossocial, incentivando a integralidade da atenção na saúde mental. Assim como a Lei Federal nº 10.216, de abril de 2001, redireciona o modelo assistencial em saúde mental e dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. Prevendo atendimento psicológico, ocupacionais, de assistência social e de lazer ao sujeito em sofrimento psíquico.
A definição do conceito de saúde mental está relacionado aos cuidados dos problemas com transtornos e problemas psíquicos, de maneira que os sintomas e causas são bem abrangentes e têm diversas relações.
A questão como Certeza temporária 6, neste sentido, ainda por sua complexidade pode-se relacionar a uma dúvida temporária, pois não foi encontrada uma resposta que sustente sua relação para a pergunta de investigação do projeto. A relação de saúde emocional e saúde mental embora possa relacionar-se caso a primeira não for tratada, a segunda necessita de cuidados psiquiátricos e psicológicos, além de suporte da medicina especial neste contexto. A saúde emocional relaciona-se à atenção com o corpo, alimentação, hábitos do cotidiano, além de exercícios de relaxamento e práticas que ajudam a ter uma vida emocional equilibrada, que irá refletir num corpo mais saudável. Segundo Ledoux (1996) a saúde mental depende da saúde emocional, e na grande maioria dos problemas mentais refletem o colapso da organização emocional.
Sentimentos e emoções, embora interligados se diferem um ao outro. As emoções muitas das vezes podem ser vistas, mas os sentimentos nem sempre. Sendo as emoções que dão origem aos sentimentos. Emoções podem estar ligadas ao externo, e os sentimentos de maneira interna.
Ao ler o artigo Gênero e Saúde Metal: Uma abordagem epistemológica os resultados encontrados levam a concluir não haver diferenças significativas de gênero nas perturbações psiquiátricas nas populacionais investigadas, mas sim, diferenças nas taxas de “perturbações específicas”, resultados que vão ao encontro de outros estudos clínicos. Nesta pesquisa os resultados obtidos revelaram vulnerabilidade marcante a sintomas ansiosos e depressivos para as mulheres, enquanto os homens apresentaram taxas de níveis mais elevados em transtornos como os associados ao uso de substâncias psicoativas, álcool; drogas ilegais; comportamento antissociais.
REFERÊNCIA
NASI, et al. Conceito de integralidade na atenção em saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica. Rev Min Enferm.; 13 ( 1 ) : 147-152, Jan / Mar, 2009. Disponível em https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/v13n1a20.pdf acesso 10 abr. 2021.
LEDOUX, J. O cérebro emocional. Objetiva, 1996. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=RmQixWvlIdwC&oi=fnd&pg=PT5&dq=O+que+s%C3%A3o+emo%C3%A7% C3% B5es + humanos & ots = n2OQ2Rr0lT & sig = kK2jE8Zhc5zrba__SkUJiN5MAUc # v = uma página & q = animais & f = falso
acesso 10 abr. 2021 .
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
______O Julgamento Moral na Criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
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