Todo professor deveria ter a preocupação de inserir tecnologias na sala de aula, uma vez que os alunos estão cada vez mais conectados com recursos tecnológicos dentro de aplicativo nas redes sociais, então por que não utilizarmos destes recursos para também lhes fornecer conhecimento. O uso do facebook, por exemplo para grupos de estudos, whatssapp como ferramenta de estudo, blog como divulgação dos trabalhos dos alunos, neste caso o docente só precisa de Autorização de imagem dos alunos e vontade em também querer aprender a utilizar tais recursos. E por que não também construir um aplicativo em que se possa utilizar na escola com os alunos, para fins pedagógicos. Estamos num mundo em que a cultura digital está cada vez mais se expandindo e deveríamos como professores procurar formas de incluí-la em nossa sala de aula.
Segundo Boll (2015) os recursos em formatos digitais abertos, podem ser utilizados, revisados, atualizados e incluídos no espaço escolar de qualquer área do conhecimento. Pretto (2012), reforça sobre os recursos educacionais abertos no sentido de ampliarem o mundo pedagógico, muito mais ao que se referi ao nível de informação, mas ao que tange a questão de construção do conhecimento de forma conjunta ao seus alunos.
REFERÊNCIA
AMIEL, T. Educação aberta: configurando
ambientes, práticas e recursos educacionais. In: Recursos Educacionais
Abertos... / orgs. Pretto, N.L.; Rossini, C.; Santana, B. São
Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital e EDUFBA, 2012, p. 19-31.
BOLL, C. I., RAMOS, W. M., REAL, L. C., Recursos
Educacionais Abertos. In: MILL, D. (ORG). Dicionário Crítico de
Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
PRETTO, Nelson De Luca. Professores-autores
em rede. In: Recursos Educacionais Abertos... / orgs. Pretto, N.L.;
Rossini, C.; Santana, B. São Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital e EDUFBA,
2012.
Site com tutorial para a construção de APP
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2661739/mod_resource/content/1/Tutorial%20appinventor_pdf.pdf
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