Segundo, AXT (2002) no processo da passagem para uma sociedade da informação e da comunicação apoiada por uma rede mundial de telecomunicações e mundos virtuais paralelos, a pergunta é se não estaremos vivendo uma situação similar à vivida pelas sociedades ágrafas na sua passagem para uma sociedade letrada, ou à vivida pelas sociedades de escrita artesanal na sua passagem a uma. sociedade da imprensa!!
O tempo passa e as coisas evoluem, temos que estar aptos as mudanças e automaticamente preparados para enfrentá-las de certa forma qualificados para acompanhá-las. É o que a autora AXT (2002) ainda nos faz repensar quando nos comtempla com suas considerações e reflexões ao citar exemplos de outras épocas vividas em nossa sociedade.
Todas essas evoluções nos exigem preparos físicos, qualitativos e também cognitivos, através de profundas transformações geo-políticas e sócio-econômicas.
“[...] redesenhando o mapa cultural das nossas sociedades; em segundo lugar, um processo de difusão tecnológica, uma vez iniciado, parece ser irreversível; em terceiro lugar, um determinado desenvolvimento aparece como um processo em contínua ampliação e sofisticação; finalmente, vantagens e desvantagens andam juntas, aparentemente correlacionadas à sofisticação da tecnologia.”
Portanto, toda evolução tecnológica atualmente; ainda depende do Homem, por isso devemos estar aptos para desenvolvê-la e desempenhá-la com qualidade e usufruir de todos seus benefícios.
Referência
AXT, M. A escola frente às tecnologias. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa, Porto Alegre, p. 35-38, 2002.