domingo, 28 de maio de 2017

Refletindo a importância da LDBEN


Reflexão sobre a importância da LDBEN


Assisti o vídeo com a Aula Inaugural da Faculdade de Educação da UFRGS, com a fala do professor Carlos Roberto Jamil Cury, sobre o histórico, impasses e perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN). 
Ele afirma que "Mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos".
Assisti o vídeo com grande atenção, Cury nos dá uma verdadeira aula de todas as etapas que a Educação passou para atingir o seu reconhecimento e ser considerada direito de todos, o quanto pessoas tiveram que lutar por esses direitos e até então conseguir alcançar os objetivos que muitos ainda estão em luta para que entre em vigor; é interessante conhecer a lei de diretrizes e baseshttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm e saber cada direito e responsabilidades que devemos ter como professores. Quando o autor se refere em "mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos" ele assume que já houveram retrocessos, e que se isso acontecer irá vir novos. Nos resta estudar e saber o que pretendem mudar? E o que estas mudanças irão impactar no âmbito educacional?
É interessante como educadores fazermos esta reflexão, porque toda essa problemática nos diz respeito, foi o nosso passado, está sendo nosso presente e certamente será nosso futuro.

Devemos conhecer a lei que nos direciona na profissão de professores, entendê-la e acima de tudo estudá-la. Saber as mudanças que querem fazer e refletir sobre as consequências.



















Vídeo sobre a Aula Inaugural da Faculdade de Educação da UFRGS, com a fala do professor Carlos Roberto Jamil Cury, sobre o histórico, impasses e perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN). 
Interdisciplina—Organização do Ensino Fundamental. Disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=43001 acesso em 22/05/2017


domingo, 21 de maio de 2017

Qual tipo de professor me enquadro?

1) Reclamo e não faço nada para melhorar a situação;
2) Livre ( meus alunos estão sempre livres ) "não fazem nada e também não cobro nada";
3) Exigente, mas flexível (respeito o tempo de aprendizagem, dando novas oportunidades);
4) Exigente e autoritário (não há flexibilidade);
5) calmo e tranquilo (vou passar todos);
6) calmo e preocupado ( ensinarei a pensar);
7) dedicado e responsável;
8) quem têm que ter responsabilidades são os alunos, eu já estou formado (a);
9) Não sou pago para me estressar;
10) ser professor é estar disposto a ensinar sempre, porque assim também aprende, minha postura se renova a cada dia, pois estou sempre em busca de aperfeiçoamento.


Com qual (is)  você se identifica? deixe seu comentário.

Eu assumo a postura em sala de aula referente as opções dadas dos números: (3; 6; 7; 10)

domingo, 14 de maio de 2017

reflexão sobre- Mapas Conceituais

Os Mapas Conceituais são uma espécie de organização de pensamentos, eles têm por finalidade determinar a coerência de um Projeto de Aprendizagens. São organizados de forma construtiva, bem como a principal característica dos Projetos de Aprendizagens, que tem por finalidade a construção do saber. São colocados em evidências cada estrutura utilizada nesta construção. E uma espécie de teia vai se formando, dando origem a uma imagem real e concreta de um trabalho com início, meio e fim. Sendo que no final há a possibilidade de um novo mapa, de novos saberes e de forma ampla se percebe o quanto é possível ser trabalhado e as diversas possibilidades de pesquisas que um Projeto de Aprendizagens pode proporcionar.

domingo, 7 de maio de 2017

Diferença de Projeto de Ensino X Projeto de Aprendizagem

Projetos

Ensino                                                                              Aprendizagem
Ensino
Aprendizagem
ALUNO: receptor ;
PROFESSOR: agente;
OBJETIVO : transmissão do conhecimento;
METODOLOGIA: empirista;
CONSTRUÇÃO DO TEMA: escolhida pelo(professor-coordenação pedagógica;
SATISFAÇÃO : padrão curricular.
ALUNO: agente;
PROFESSOR: orientador;
OBJETIVO: construção do conhecimento;
 METODOLOGIA: construtivista;
 CONSTRUÇÃO DO TEMA: alunos em conjunto com o professor;
SATISFAÇÃO: curiosidade, desejo, evolução do aprendiz e a satisfação do aluno e do professor.

                                                                                                 
Seus projetos na escola tem sido de ensino ou de aprendizagens?



               Na interdisciplina Projeto pedagógico  em ação tivemos a oportunidade de desenvolver um Projeto de aprendizagens em grupo com a reflexão da teoria, neste sentido se fez importante observar o quanto é válido poder mesclar as duas aprendizagens, pois somente a teoria não se consegue ver os resultados a partir da ótica de uma construção pessoal e sim, com base nos dados de outras pesquisas e autores. Esta reflexão se torna importante também para os educandos, que no Ensino de Projeto por aprendizagens conseguem perceber estas diferenças.