domingo, 29 de outubro de 2017

Antes de começar a escrever- o autor responde:

Qual o objetivo do texto?
Quem será ou serão os leitores?
Como será estruturado?
Quais as informações que vão compor o texto? ( quais as referências...)



Então... Mãos ao teclado e vamos lá...

domingo, 22 de outubro de 2017

Caminhos percorridos para elaboração de Síntese

Chegamos ao eixo VI do curso PEAD e algumas coisas aprendi nesta caminhada, alias foram muitas.mas hoje vou me deter na organização de uma Síntese, pois todo final de semestre temos que realizá-la e é aquela "sangria desatada". No decorrer do semestre temos diversos artigos para ler; refletir e pesquisar. Bem como vídeos e áudios. É uma gama de materiais e recursos disponibilizados pelas interdisciplinas. Nossa organização neste sentido, com os materiais é fundamental. Não só para entrega nos prazos, pois esta questão é muito importante também, no entanto os imprevistos ocorrem e esta organização até nisto nos ajuda. Tive inflamação no nervo ciático, quem já teve sabe que a dor é bem aguda e o repouso fundamental, mas não quero me deter a isso. O que quero salientar é que me atrasei com este fato nas atividades, porém eu estava organizada até o momento com minhas leituras; com citações que achei relevante e todo material que li até ficar impossibilitada de realizar as atividades. Eu sabia que logo que melhorasse não estaria tão desfocada da situação. Só teria que organizar as minhas organizações anteriores para a atualidade. Na Síntese Reflexiva é assim precisamos ser capazes de avaliar a pertinência de nosso repertório, selecionar nossos argumentos mais adequados em relação aos temas propostos pelas interdisciplinas, relacioná-los, organizá-los de forma clara e estratégica, além de interpretá-los, desenvolvendo para uma efetiva defesa de pontos de vista, sempre respeitando o embasamento teórico estudado e referenciando-o. E este conjunto de habilidades e organização é que vão dando forma à Síntese Reflexiva, que nada mais é uma organização reflexiva dos principais pontos estudados pelas interdisciplinas.




domingo, 15 de outubro de 2017

Texto com Autoria- reflexão eixo VI

Escrever sobre autoria no eixo VI do curso PEAD é algo muito mais tranquilo, o que antes se fazia um mostro, apesar da minha paixão pela escrita. Escrever não é difícil, porém ser autor exige uma grande conscientização de quão grande é esta responsabilidade. Entender quem irá refletir sobre tais ideias, saber articular de forma coerente e elucidar o que realmente se quer passar ao público. E conhecê-lo. Saber de seus interesses e as formas de cativá-lo.
Um texto com autoria é aquele em que o participante apresenta um projeto de texto estratégico e consegue cumprir com êxito o que foi programado, de maneira organizada e consistente. A partir dessa abordagem é importante ressaltar que a autoria não está relacionada ao fato de num texto ter somente ideias do devido autor, é exatamente o contrário, pois tudo que pensamos ser ideias nossas sobrevieram de alguma fonte de alguma outra ideia, e nós como autores após refletirmos, reformulamos, argumentamos, nos posicionamos e vamos desenhando a nossa própria forma de interpretar as leituras e pesquisas realizadas, sejam elas através de experiência se relatos lidos,  ou até mesmo vivenciados por nós mesmos.
Quer ser autor da sua própria escrita?
Comece redesenhar os caminhos percorridos por sua mente e pensamentos a cada leitura realizada e transfira-as para a escrita! seja você também um escritor!
"
A cada pensamento, um tormento, uma vontade de torná-lo um momento, tão visível quanto a realidade. Sim, isto é possível basta que eu escreva com a minha simplicidade"


domingo, 8 de outubro de 2017

Filosofia ensina a reformular o pensamento e organizá-lo de forma constante

"Quem se dedica a escrever ou ensinar filosofia é uma pessoa afortunada como poucos seres humanos o são, ao poder dedicar sua vida à formulação dos pensamentos e sentimentos mais profundos acerca dos problemas que mais a têm motivado e fascinado." Martha Nussbaum (2003, p.21)

Ensinar a pensar; refletir; construir o pensamento e reformulá-lo toda vez que for necessário é uma tarefa incrível, que realmente prepara o ser humano para ocupar um espaço no mundo e que venha agregar de forma positiva e respeitosa esta ocupação. Estamos aqui para aprender e ensinar e isso de forma simultânea e constante.


domingo, 1 de outubro de 2017

Empatia- importância na relação com próximo

"Que direito tem alguém de viver num mundo feliz, que pode expressar-se livremente enquanto exista o outro mundo e alguém seja parte dele?"

Ser empático e refletir sobre o que nos cerca, aprender com as experiências do próximo é algo que nos faz evoluir,  mas para isso temos que estar dispostos a ouvir; muitas vezes abrir mão daqueles pensamentos com intuitos de julgamentos e mantermos neutros, pois a neutralidade também é uma forma de reflexão.
Foucaut e Rorty- situam o sujeito no espaço da experiência. Estética: sensação, sensibilidade, percepção pelos sentidos ou conhecimento sensível -sensorial.
Esse termo aparece vinculado à estética, já em Aristóteles, como um elemento decisivo para conduzir a vida, fazendo o papel do sensível para o julgamento moral. que nos ajuda a avaliar e ponderar cada situação. [...] refinar nossa capacidade de decidir. Estar disposto a refletir sobre como seria se a situação com o próximo s revertesse para mim.
A empatia que é basicamente a capacidade de se colocar no lugar do outro, seria uma das alternativas para o combate a diversas formas de violências; preconceito; discriminação; falta de respeito e falta de tolerância, seja ela qual for.