terça-feira, 29 de agosto de 2017

Seminário Integrador eixo VI





Estamos no sexto eixo do seminário Integrador, embora ainda exista muitas dificuldades de organização do tempo; pois conciliar atividades pedagógicas escolares com as atividades acadêmicas não é nada fácil, no entanto percebe-se uma grande evolução, tanto nas apresentações presenciais  de trabalhos, quanto na escrita de forma geral dos integrantes do PEAD. À medida que o curso vai avançando esta evolução vai ocorrendo simultaneamente com mais autonomia e dinamicidade, pois os recursos oferecidos pela web estão sendo cada vez mais utilizados, porque estamos aprendendo e perdendo o receio de aplicá-los, bem como levá-los para nosso trabalho em sala de aula.
É muito prazeroso e gratificante poder estudar, pesquisar e poder posicionar-se com um embasamento que articula entre a prática e a teoria. Conseguir ultrapassar uma visão superficial para àquela que realmente contribui com a Educação. Estar disposto/a  a novos desafios e desafiar o próprio entendimento para uma busca mais ampla através de novas pesquisas; sabendo entender a crítica como algo positivo: estamos aqui para fazer a diferença, e isto, só nos é possível através de aperfeiçoamento e reconstrução.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

De volta ao eixo VI- Seminário Integrador

Após alguns dias de férias para renovar os ânimos retornamos às atividades no PEAD, rever os colegas/as, tutores e professores é sempre maravilhoso, mas a expectativa de retorno trás sempre uma preocupação em não repetir os mesmos erros do semestre anterior  de conseguir avançar de forma positiva e saber que a cada avanço nossos alunos/as em sala de aula também se beneficiarão. É verdade que o curso nos disponibiliza uma visão diferenciada do contexto escolar, porque realmente nos insere nele de todas as formas, desde como funciona o atendimento especializado, até cada detalhe que existe numa Instituição Educacional, nos preparando para que possamos ter voz ativa e postura crítica perante os conflitos que possam surgem no percurso do trabalho pedagógico.

Que tenhamos todos/as um ótimo retorno com muitas reflexões e que possamos compartilhá-las com todos os recursos aprendidos no PEAD!

" A liberdade é filha da autoridade bem compreendida. Pois ser livre não consiste em fazer aquilo que se tem vontade, e sim em ser dono de si próprio, em saber agir segundo a razão é cumprir com o dever [...] "                                                                                               ( DURKHEIM, 1973:47)